Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 325
Data:
28/2/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1872207 vezes
» Índice
» Autos
Super Cupe
» Ciência
Um anel quimico  
para todos dominar  

» Restaurante do Mês
Um italiano  
que a Bahia adora

» Turismo
Istambul,a cidade que divide Europa e Ásia  

» Comportamento
Pesquisar como um par  

» Saúde
Pergunta o careca:por que eu?
» Passarela
O furacão Daniela Mercury faz os convites para o seu camarote no Farol da Barra
» Perfil
O incrível Sr. Pestana  

» Foco
Parentes  
ou não?  

» Turisnotas
À venda?
» Editorial
A verdadeira  
face do Espírito Santo

» Triângulo
Posse do secretário de Agricultura, Ricardo Ferraço, foi uma das mais concorridas no governo Paulo Hartung
» Boca Miuda
Ex-governador José Ignácio reaparece em carta onde tenta provar que governou o Espírito Santo
» Pesquisa VidaBrasil de Opinião
Opinião Pública
Turismo

A sua riquíssima história faz com que, hoje, Istambul seja uma cidade de contrastes. As mesquitas destoam com o crescente movimento típico de uma metrópole, assim como as mulheres com o corpo e o rosto envoltos em véus contrastam com jovens adolescentes vestidas com roupas ocidentais. No entanto, para o turista ter uma maior noção geográfica do que visita, somos obrigados a dividir a cidade em quatro principais regiões. São elas: região do Palácio do Sultão; Sultanhame, onde fica a basílica Santa Sofia e a famosa Mesquita azul; Bairro dos Bazares, onde se situa o grande bazar da cidade; e Beyoglu, onde está Taksin, o setor mais moderno de Istambul.  
Um pouco confuso, bastante agitado e religioso, esse destino é um lugar cheio de revelações surpreendentes. Uma das mais curiosas é o fato da antiga Constantinopla ficar situada em dois continentes. Parte fica na Europa e outra na Ásia, sendo o estreito de Bósforo responsável por essa mesma divisão. Se for essa a sua vontade, quando visitar Istambul, pegue um barco e “dê um pulo” à Ásia: encontrará Uskudar, o principal bairro asiático da cidade.  
Saiba que Bizâncio, a atual Istambul, foi fundada pelos gregos no século VII a.C, tornou-se, com o nome Constantinopla (homenagem ao imperador Constantino), a capital cristã do Império Romano e manteve-se como sede do Império Bizantino até 1453, época em que foi conquistada pelos turcos. Constantinopla acabaria por ser rebatizada como Istambul, marcando, assim, mais um capítulo na história das civilizações. Em 1922, quando Atäturk (“pai” da Turquia) acabou com os privilégios dos sultões e trouxe a democracia ao país. Enfim, um novo mundo a ser descoberto por quem já não se satisfaz com os destinos mais convencionais  
 
Conselhos úteis  
Onde ficar:  
Os hotéis de quatro e cinco estrelas não são muito caros. O Aziyade HHHH custa 21 dólares, por noite e por pessoa, em quarto duplo. Dentro do mesmo esquema de estada, apresentamos mais um hotel com as mesmas estrelas, o President, onde você pagará 30 dólares. Se quiser caprichar, opte pelo Savoy HHHHH, onde desembolsará 225 dólares. Saiba que todos eles ficam praticamente no centro de Istambul.  
Outras informações:  
Os táxis são baratos e cobram pelo taxímetro. Você poderá conhecer a cidade a pé, mas compre um bom mapa e esteja atento, uma vez que Istambul é um labirinto de ruas estreitas.  

  
Ruas labirínticas, palácios, mesquitas e bazares: bem-vindos a Istambul. Mergulhe na história da cidade que já foi a capital cristã do Império Romano

Estas são algumas das imagens mais comuns que você encontrará na sua viagem a esta cidade da Turquia

Na antiga Constantinopla, poderá deliciar-se com o exótico comércio local e com os inúmeros bazares







Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.