Conexão Euclidense

terça-feira, 1 de janeiro de 2019
Mariá Matias: a fibra de uma mulher à frente do seu tempo Mariá Matias: a fibra de uma mulher à frente do seu tempo As minhas lembranças são esparsas, porém ricas. Lembro o casarão da Rua de Cima onde ela, meus tios e alguns dos meus irmãos nasceram. Lembro-me do fogão de lenha na cozinha que ficava separada do corpo da casa e em volta do qual nos sentávamos para comer “capitão”, nada mais que bolinhos de feijão com farinha e carne seca desfiada que manipulávamos e mergulhávamos no molho de pimenta malagueta sob risos e prazeroso ardor. Minha mãe Mariá, quanta falta você faz a todos os seus filhos!MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 01/01/2015 QUANDO ELA FARIA 89 ANOS.
sábado, 15 de dezembro de 2018
Uma vigem no tempo Uma vigem no tempo Frequentemente passo em frente à Comercial Detinho Campos, um dos poucos pontos da Avenida Rui Barbosa que continua com sua arquitetura original, embora a casa do patriarca, à qual estava anexada a lojinha, já tenha sido demolida pelos seus herdeiros e, em seu lugar, construído um moderno edifício comercial. Ali, Beré, Berenice Campos, uma das filhas do patriarca Detinho e Matilde Campos, toca a sua viuvez e a rotina daquele que outrora fora um importante estabelecimento comercial da pequena Euclides da Cunha, cidade com menos de dez mil habitantes, onde vivi a infância e adolescência, me preparando para descobrir o mundo.
terça-feira, 31 de julho de 2018
O pulsante comércio de Euclides da Cunha e suas peculiaridades O pulsante comércio de Euclides da Cunha e suas peculiaridades Encravada no coração da Região Sisaleira, Euclides da Cunha desponta como polo de desenvolvimento regional e tem, além da sede de diversos organismos públicos como INSS, Delegacia da Receita Federal e Detran, um comércio pulsante. No centro da cidade, especialmente nas avenidas Rui Barbosa, Almerindo Rehem e suas transversais, é possível se encontrar, desde artigos de informática, eletrodomésticos, os mais diversos gêneros alimentícios e cosméticos, com um detalhe; grandes redes nacionais, começam a ocupar espaço no comércio local.
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Laços de Família - Muita coisa que você não sabe sobre esta cidade Laços de Família - Muita coisa que você não sabe sobre esta cidade Para que a memória da cidade não se perca mais ainda, matéria publicada originalmente em 2 de fevereiro de 2012 - Com Yayá morava a prima Ceci Campos irmã de Belarmino Campos, e de Tidinha, mãe de João e Ismael Abreu. Ceci fora criada junto com as irmãs, Nazinha, Zizinha e Luti. Na medida em que elas foram casando, Ceci que aos quinze anos tivera uma decepção amorosa optou por ir morar com Yayá na Rua dos Ricos. Na foto, da direita para a esquerda,Zizinha,Luti,Yayá, Adelina (irmã de Ceci) e Lourinho, irmão das duas últimas. As crianças, Nonato, Regina, Albertinho e Danuza filha de Zizinha.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
O novo desafio do juiz Fábio Bastos O novo desafio do juiz Fábio Bastos Aos 45 anos completados hoje, o juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos acaba de aceitar um novo desafio na carreira brilhante que o levou em apenas sete anos de magistratura de uma modesta comarca do interior baiano, para a 42ª Vara da Comarca de Salvador, aos 33 anos de idade, assumindo em seguida diversas outras varas importantes da Comarca da Capital, até chegar a Juiz de Direito Titular da 11ª Vara Relações de Consumo da Comarca de Salvador, acumulando uma cadeira no TRE e posteriormente eleito pela Corte Eleitoral, Corregedor Regional Eleitoral em dois biênios consecutivos. A partir de 02 de fevereiro de 2018, a convite da Vice-presidente do TJ-BA, desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal, o juiz nascido em Euclides da Cunha assumiu o cargo de Juiz Assessor Especial de Recursos, da 2ª Vice-presidência do TJ-BA. Para quem não sabe, conheça quais são as atribuições desse importante cargo.
quinta-feira, 31 de agosto de 2017
A morte anunciada de um ícone A morte anunciada de um ícone Dirigiu sua caminhonete, desenvolveu atividades agropecuárias na sua fazenda durante todo o dia 22. Despediu-se da vida com a mesma elegância que viveu. Mas Teófilo não queria morrer. Embora sabendo que se aproximava a hora, insistia em ficar. E se foi discretamente para se tornar eteno no coração daqueles que com ele conviveram. Descanse em paz, grande homem, grande amigo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 26


Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.