Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 323
Data:
30/1/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1300445 vezes
» Índice
» Perfil
Gilberto Gil assume Ministério e diz que vai fomentar a produção daquilo que ele mais entende: cultura
» Autos
Honda apresenta seus carros-conceito de alta performance na mostra Sema 2002, em Las Vegas
» Triângulo
Unesco premia Uniletra Financeira pela sua participação em projeto voluntário em Santa Teresa
» Turismo
No Le Mont Saint Michel, um passeio carregado da magia e da espiritualidade de um tesouro medieval
» Turisnotas
Com a alta do dólar, brasileiros trocam férias na Europa por roteiros cinco estrelas no Brasil
» Luxo
Ralf Schumacher se casa na Igreja Católica e presenteia a família com um jatinho e um luxuoso iate
» Editorial
Que responsabilidade é essa?
» Boca Miuda
Derrotado para deputado federal no ES, Albuíno Azeredo consegue boquinha no governo de Rosinha Garotinho  

Autos

conceituais Honda apresenta carros-conceito de alta performance em evento nos EUA  
 
A Honda apresentou recentemente nove modelos de alta performance na maior mostra de produtos, equipamentos e serviços especiais para automóveis dos Estados Unidos, a Sema 2002 (Specialty Equipment Market Association), realizada em Las Vegas. Entre os destaques estavam automóveis construídos especialmente para obter alta performance esportiva, como os carros-conceito Honda Accord Concept Coupe 2003 e o Honda Civic Si Concept 2003, o Honda Accord Coupe 2003 equipado com o kit esportivo original de fábrica, a multian Honda Element com acessórios genuínos Honda e o Civic Si Pro Drag Car 2003, além de outros veículos Honda e Acura modificados pelos maiores especialistas em projetos automobilísticos.  
Honda Accord Coupe 2003 – Completamente reprojetado em sua sétima geração, o Honda Accord 2003 ganhou diversas possibilidades de personalização. Agora com 240 cv de potência, motor V6 e transmissão manual e seis marchas, o desempenho do modelo pode chegar praticamente ao nível de um automóvel de competição. Criado pela Honda, o Accord Concept Coupe 2003 é o exemplo da evolução dessa plataforma, tradicionalmente entre as mais populares da indústria. O modelo apresenta mais potência, baixo peso e alta performance.  
Novos dutos de admissão e escape, motor 3,2 litros V6, de 300 cv de potência, diferencial auto-blocante, transmissão semi-manual de seis marchas, quatro pinças e freio de dupla ação (protótipos) e suspensão de competição rebaixada. Design externo: carroceria em fibra de carbono (incluindo pára-choque, teto solar, grade, spoiler etc.), escapamento integrado duplo de alumínio, aerofólio de fibra de alumínio/fibra de carbono, faróis e lanternas traseiras escurecidas, rodas de 20 polegadas anodizadas na cor preta, pneus Bridgestone Potenza S03 235/45 ZR20, abas nos pára-lamas e pintura amarela NSX Spa na carroceria. Design interno: câmbio manual acionado no volante por meio de borboletas, como nos carros de F-1, painel de múltiplas funções com diagnóstico, bancos Sparco de carbono/kevlar e revestidos de camurça, cinto de segurança dianteiros de quatro pontos, volante de competição de três raios e pedais esportivos de alumínio.  
Honda Civic Si 2003 – O carro-conceito Honda Civic Si Concept 2003 tem presença marcante e exibe adaptações para a melhoria da aerodinâmica, além de outras personalizações. Utilizando o turbo protótipo desenvolvido pela Greddy, para uso urbano, o Civic Si Concept tem 230 cv de potência. Embaixo, emprega uma suspensão de competição desenvolvida pela Honda, com molas e amortecedores de alta performance, além de freios Brembo e rodas de 18 polegadas. A carroceria recebeu a cor vermelha, herança da motocicleta Honda CBR, vencedora de inúmeros campeonatos. A cabine de fibra de carbono acomoda bancos de competição, e o painel digital Mugen traz informações completas do motor e diversos tipos de diagnósticos adicionais relacionados ao veículo.  
Turbo protótipo GReddy T518Z com válvula de alívio integrada, bos-resfriador (intercooler) protótipo GReddy em alumínio, dutos de admissão GReddy Airinx, gerenciador eletrônico GReddy de controle do motor, suspensão esportiva desenvolvia pela Honda, sistema de exaustão central, sistema de freio Brembo com quatro pistões. Design externo: kit de carroceria inspirado nos carros de rali, rodas de 18 polegadas com acabamento em titânio polido, grade de fibra de carbono, admissão frontal de ar, faróis escurecidos e lanternas traseiras fumê, aerofólio com dois estágios. Design interno: bancos de fibra de carbono e kevlar Mugen revestidos de camurça vermelha Alcantera, cinto de segurança de seis pontos, volante esportivo de alumínio de três raios, pedais e empunhadura do câmbio de alumínio, painel de instrumentos digital de alta performance, com display de informações central.  
Honda Element 2003 – Recém-chegado ao mercado norte-amerino, traz uma robusta e adaptável plataforma, que incorpora o espaço de uma picape com assoalho plano, com o conforto de um sport-utility e a agilidade e economia de um carro de passeio. Com preço estimado em US$ 16 mil, o Element permite uma extensa personalização e a unidade exposta no evento mostrou alguns acessórios disponibilizados pela Honda para este segmento totalmente novo. Com um motor i-VTEC 2,4 litros, de quatro cilindros e 160 cv, o modelo está disponível com tração dianteira ou integral, além da transmissão automática ou manual.  
O modelo pode carregar itens como uma prancha de surfe e as portas laterais facilitam o acesso de objetos mais volumosos. No interior, o assoalho é revestido com um composto químico chamado uretano, que o deixa resistente a água e arranhões. Acessórios externos: estribo, faróis de neblina, bagageiro, suporte para prancha de surfe, rodas de liga leve de 16 polegadas e travas de roda. Acessórios internos: painel com detalhes de metal e tampa traseira acolchoada.  
Civic Si Pro – No evento, o piloto profissional e especialista em preparação de automóveis norte-americano Adam Saruwatari apresentou o Civic Si Pro Drag Car 2003, com o qual irá competir naquele país no campeonato organizado pela NHRA (National Hot Rod Association), voltado a competições de dragster. Nessa categoria, as baterias têm dois veículos participantes por vez, avaliados pela capacidade de arrancada e aceleração, dentro de uma distância de 400 metros. O mais lento vai sendo eliminado, até que se chega ao vencedor. O Civic Si Pro Drag Car 2003 tem chassi tubular, tração traseira e motor 3.2 litros V6 do Acura NSX, com incríveis mil cavalos de potência.  
Motor 3.2 litros Acura NSX 6, com mil cavalos de potência, turbo Tial Sport, câmbio sequencial de cinco marchas G-Force, embreagem de duplo disco ajustável em titânio East-West. Especificações da supensão: chassi Hansen Race Cars, suspensão ajustável, molas Eibach ERS, rodas Enkei, pneus lisos especiais Nitto. Especificações externas: aerofólio Hansen Cars, teto rebaixado e carroceria totalmente modificada feita de fibra de carbono. Interior: detalhes feitos de fibra de carbono e alumínio, além de bancos Sparco  



Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.