Impacto e consequências

domingo, 7 de março de 2010

Dentro de poucos dias, moradores e comerciantes principalmente da Av.Rui Barbosa e da Praça Duque de Caxias vão acordar com o barulho das máquinas e o movimento de operários que estarão iniciando a maior intervenção urbana já ocorrida em Euclides da Cunha. Conotações políticas à parte, o que interessa aqui, é avaliar o efeito desta intervenção no dia-a-dia, a valorização da área e adjacências e qual será a contrapartida da população.

Impacto e consequências


A primeira questão a ser levantada, diz respeito à limpeza pública, um problema crucial para qualquer administração que precisa além de operacionalizar a coleta, investir pesado em educação. Não adianta ter um batalhão de garis, se temos outro infinitamente maior de pessoas que acham que lixo é para ser posto na rua a qualquer momento, em recipientes impróprios ou muitas vezes usando tais recipientes para simplesmente atirar o lixo na calçada.

Vamos citar aqui apenas a praça e a avenida em foco, entretanto, o exemplo servirá também para as outras intervenções como a Praça do Esporte, a da Arara Azul, a do Cruzeiro de Maria e as marginais da Av. Renato Campos. Para começar, é preciso uma fiscalização morador a morador, usuário a usuário, para que o Patrimônio Público não seja vitima do vandalismo. Mais ainda, que os beneficiados com as mudanças tenham interesse em vê-las preservadas, isso naturalmente sem deixar de contar com o irrestrito apoio do Poder Público.

Para se ter uma idéia, o imposto chamado IPTU que garante uma renda considerável em qualquer lugar civilizado do país, aqui é um imposto quase desconsiderado até por quem cobra, embora seja junto com o débito de condomínio, as únicas duas taxas que podem caso não sejam pagas, alienar o “bem de família”. E será exatamente o IPTU, uma importante fonte de renda para conservar esse patrimônio que, diga-se de passagem, a administração da cidade está ganhando de presente das emendas parlamentares tendo a Prefeitura contribuído com uma pequena contrapartida e  é claro, a administração das obras.

Até a Neoenergia, poderosa empresa que é dona da Coelba, segundo seu representante Carlos Alberto Oliveira que está na cidade coordenando o programa de toca de geladeiras, afirmou que a iluminação em toda a extensão da Av.Rui Barbosa será um presente da empresa ao povo de euclidense “Vamos gastar quase duzentos mil reais para fazer o novo cabeamento e a posteação que ficará no canteiro central. A rede será igual a da Av.Manoel Dias em salvador, mas terá apenas um cabo trançado quase imperceptível. vai desaparecer toda essa fiação que enfeia a avenida”, enfatiza o executivo.

Outro aspecto que precisa ser cuidado imediatamente diz respeito ao caótico transito da cidade que lembra muito o de Mumbai. Misturam-se carros com carroças,máquinas agrícolas, ônibus estacionados onde bem querem e entendem,comerciantes e caminhoneiros que interrompem o trânsito a qualquer  hora do dia para fazer suas descargas , além dos motoboys que não respeitam qualquer regra de transito,não são na sua maioria habilitados para pilotar além de centenas de  motocicletas que circulam com documentos ilegais. Urge o entendimento entre o DETRAN e a Prefeitura para imediata municipalização do trânsito.













Acertadas estas preliminares, Euclides da Cunha se transformará na mais bela cidade da região, seu comércio será fortalecido, o povo terá em fim praças para descanso e lazer, os imóveis sofrerão uma grande valorização inclusive as travessas principais da Av.Rui Barbosa como a Benjamin Constant, a Oliveira Brito e a Hélcio Torres de Aquino que ganharão uma nova força comercial por conta da facilidade de estacionar, visto que a Rui Barbosa que será estreitada pelo canteiro central, certamente não poderá mais servir de estacionamento. Serão também bastante concorridos os alugueis residenciais nestas áreas uma vez que as lojas da Rui Barbosa serão ampliadas e receberão empregados oriundos de outros centros buscando moradia perto do local de trabalho.














Os becos, todos revitalizados, poderão abrigar além do comércio ambulante, barzinhos charmosos, boutiques, pequenos salões de barbeiro e restaurantes, como ocorre na maioria dos becos revitalizados nos grandes centros, como esse em Barcelona (Cale Picasso). Para isso, no entanto, é preciso uma urgente ação do Ministério Público e da Polícia para erradicar, a prostituição, a venda, o consumo de drogas e a já assustadora quantidade de assaltos que vem ocorrendo principalmente no Beco do Açougue.

Se no próximo dia 19 de Setembro, Euclides da Cunha ganhar de presente o que os gestores do Município estão prometendo, este será um inesquecível aniversário da cidade onde todos os cidadãos que amam esse lugar deverão dar as mãos e aproveitar todas  as vantagens desse novo tempo,dessa nova cidade

 

 


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1830 vezes


Existe 8 comentários para esta publicação
domingo, 7/3/2010 por Imparcial
Oh povo
Se a obra é eleitoreira pouco me importa, importa sim, e que faça. Se ele vai poder inaugurar? qual é o problema? Importante, repito, é que faça. Vamos torcer pelo progresso de Euclides, independente de qualqer partido
sábado, 6/3/2010 por mirian
OBRAS
Atenção.Avisa aí a prefeita que candidatos a cargos eletivos em outubro não vai poder inaugurar obras a partir de jul. Se for obra eleitoreira não pode apresentar o favorecido.
sábado, 6/3/2010 por Neuza_Ananias
"PRAÇA ARARA AZUL"
Acredito que esta praça vai ter muita anergia positiva, ARARA AZUL foi uma grande escolha.
sexta-feira, 5/3/2010 por Maria
Impacto e Consequências.
Mas tudo tem que reclamarem. Até da inocente Arara Azul.Que seja! O mais importante são as obras realizadas. Que contribuam por dias melhores. A cidade cresceu. As mentes têm que evoluírem...Obrigada.
sexta-feira, 5/3/2010 por Carlos Matias de Amorim
Barulho
estou ancioso por esses barulhos de maquinas trabalhando, espero que não demore muito.
sexta-feira, 5/3/2010 por carina
PRAÇA ARARA AZUL, quem decidiu?
... além de termos só na frente um público em potencial de mais de 2000 estudantes. Tomara que nao seja mais uma praça que tenha sua finalidade, espaço de lazer e convergência, desvirtuada para prostituiçao, uso de drogas licitas e ilicitas...
sexta-feira, 5/3/2010 por carina
PRAÇA ARARA AZUL, quem decidiu?
... houve participaçao da opinião pública? acreditei que este espaço fosse explorado com algo que promovesse cultura, lazer e/ou esporte... como uma biblioteca, teatro, cinema público, centro esportivo; afinal, somos carentes deste tipo de espaço...
sexta-feira, 5/3/2010 por carina xavier
PRAÇA ARARA AZUL, quem decidiu?
Em outra reportagem, li que o espaço em frente ao escola EOB será transformado em uma praça nomeada Arara Azul, disculpem-me a ignorancia, mas como se deu o prcesso desta decisão? só o executivo paticipou dela ou teve anuencia do Poder legistativo?
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.