É O FIM DOS CORREIOS?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A ECT, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já chegou a ser modelo de excelência administrativa. Com um quadro de funcionários altamente motivados por um excelente plano de carreira, a máquina dos “Correios” funcionava como um relógio Suíço. Há menos de vinte anos, estava entre as primeiras do país em nível de satisfação dos usuários.

É O FIM DOS CORREIOS?



Com o advento das franquias, uma sacada inteligente para o plano de expansão e serviços, parece que começou a decadência do modelo. Não exatamente pelas franquias, mas pela quantidade de ingerência política que se implantou na estatal. A bem da verdade é bom esclarecer que os escândalos e baixarias envolvendo  a ECT não foram iniciados  no governo do PT. Já no governo Fernando Henrique Cardoso, foi feita uma nebulosa negociação envolvendo uma montadora e um diretor originário das Minas Gerais. E que mina!

Mas foi mesmo no governo do PT que os “Correios” começou a entregar encomendas no fundo do poço. Por exemplo: Maurício Marinho foi funcionário do Correios integrou o escândalo do Mensalão quando ocupava a chefia do Departamento de Contratação e Administração de Material. Marinho, que foi filmado recebendo propina sob respaldo de Roberto Jefferson foi demitido por justa causa, mas tenta voltar através de medidas judiciais. Eduardo Medeiros nomeado Diretor de Tecnologia, segundo Silvio "Land Rover" Pereira, operador do mensalão, teria sido indicado por um grupo de servidores da própria estatal ligados ao PT e Vilmar Lacerda. Medeiros é responsável pelo desvio de pacotes de dinheiro para os esquemas políticos do PT...

Estas e outras cositas terminaram por digamos “contaminar” aqueles funcionários “Caxias” que tinham o regulamento da ECT como uma verdadeira Bíblia. Para eles, empresa era mais que um local de trabalho; quase uma seita.

Abandonados por diretores que com raríssimas exceções passaram a ver os Correios apenas como um instrumento político, aqueles funcionários dedicados mudaram o ritmo e por mais que se esforcem não conseguem mais atender os objetivos da instituição. Falta tecnologia, falta estimulo e falta principalmente gente para trabalhar. Em algumas agências, em off, servidores afirmam que para funcionar a contento é necessário pelo menos o dobro do atual numero de funcionários.

Aliado ao péssimo atendimento do telefone de reclamações 0800 725 0100 e do site da ECT que dificultam de todas as formas a reclamação, a confusão interna chegou ao seu limite máximo. Os próprios servidores estimulam os usuários a reclamar.

Um caso curioso aconteceu envolvendo uma remessa de Salvador para Euclides da Cunha. Um paciente encomendou um medicamento de uso continuo no dia 29/03, data em que o mesmo foi postado na ECT. Pelo tipo de encomenda, segundo informações do próprio Correio, a encomenda chegaria ao destinatário no máximo até segunda feira dia 05/05.

Dia 06/04 o destinatário com uma crise de hipertensão dirige-se a um telefone público já que o 0800 725 0100 não aceita ligações originárias de telefones móveis. Entre quedas de ligações  e dados impossíveis de serem fornecidos pelo reclamante, a crise hipertensiva aumentou mais ainda ,principalmente diante da insensibilidade do atendente que parecia ter sido treinado exatamente para ser insensível.

Na agência local, a flagrante falta de pessoal e de autonomia dos atendentes indica que ali não é o lugar onde se possa resolver alguma coisa.

Mas finalmente, após a intervenção do remetente, depois de três dias sem utilizar a medicação que não poderia ser interrompida, finalmente a encomenda foi entregue. No quadro abaixo rastreado pela internet, a encomenda postada em Salvador com o endereço absolutamente correto, foi encaminhada para feira de Santana e depois devolvida a Salvador que a reencaminhou para Feira de Santana que por sua vez encaminhou o pacote para Alagoinhas que o devolveu a Salvador que finalmente fez o encaminhamento correto. A entrega ocorreu em menos de 24 h. Bastou que houvesse pressão da poderosa Drogaria São Paulo e vontade da empresa de correios que já foi uma das melhores do Brasil. Quiçá do mundo!



Autor: Celso Mathias
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Existe 2 comentários para esta publicação
sábado, 10/4/2010 por Tereza
Que vergonha
Tenho vergonha dessa empresa. O pior é que tudo fica por isso mesmo por não haver concorrente, é só ela quem manda e desmanda. Sem falar das vítimas do Plano Collor que estão retornando a ECT e são tratados pior do que cachorros.
quinta-feira, 8/4/2010 por Maria
É O FIM DOS CORREIOS?
Melhor que seja. Pois nem mesmo na Cidade Maravilhosa (RJ), o atendimento está de péssima qualidade em tdos os sentidos...;se precisar enviar alguma coisa de valor, tem que se deslocar p/o Galeão, pque é mais confiável. E nem assim, sai satisfeito..
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