BANCOS EXTORQUEM CLIENTES

sábado, 4 de setembro de 2010

Estima-se que oito em cada dez brasileiros não sabem que é possível utilizar serviços bancários sem pagar por eles, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ¬ - IDEC. A informação repercutiu no Espaço Vital no dia 18. ("Maioria dos clientes não sabe que tem direito a serviços bancários gratuitos").Bancos Lucram. Clientes São Extorquidos.

BANCOS EXTORQUEM CLIENTES


Tratam-se dos chamados “serviços essenciais”, que são imprescindíveis à livre movimentação da conta corrente ou poupança e que, por isso, devem ser oferecidos gratuitamente, de acordo com a Resolução 3.518/07, publicada em abril de 2008 pelo Banco Central.

A explicação para os brasileiros não saberem desses serviços, de acordo com o IDEC, é a falta de comprometimento dos bancos em informar ao cliente, principalmente sobre a possibilidade de abrir uma conta utilizando apenas esses serviços. Para chegar a esta conclusão, o Instituto avaliou a prática das dez Instituições mais utilizadas no Brasil e constatou que, em seis delas não é possível saber que serviços essenciais podem ser contratados isoladamente.



Os serviços essenciais atendem aos consumidores que utilizam tão somente operações bancárias básicas, para que possam manter uma conta sem qualquer ônus. Porém, esta prática abusiva é apenas um exemplo das tantas praticadas pelos Bancos.

As Instituições Financeiras que atuam livremente por todo o País, praticam, em melhor análise, a falta de informação de forma clara e precisa ao consumidor. Concluindo-se que por falta de orientação e conhecimento os consumidores seguem pagando valores que excedem os limites legais e as Instituições Financeiras seguem com lucros exorbitantes através de juros e tarifas extorsivas.


Não concordamos que os consumidores têm o direito de contraírem obrigações e não cumpri-las, mas sim que possuem direitos em defender e buscar uma forma Justa de quitar suas dívidas, honrando com os compromissos assumidos.


Autor: Gabriela Macedonia - Advogada (OAB/RS nº 66.447
Publicação vista 1853 vezes


Existe 4 comentários para esta publicação
sábado, 4/9/2010 por Tania
Bancos extorquem clientes
Gostaria de saber também quais os serviços essenciais. Como obrigar os bancos a fornecer esses serviços, sem ter pagar e/ou agregar outros que são tarifados.
sexta-feira, 3/9/2010 por Aparecida Mendes
BANCOS & CLIENTE
Importantíssima a matéria, pois serve de alerta para um número grande de pessoas que estáo sofrendo com isso, inclusive eu...
sexta-feira, 3/9/2010 por Nay lauton
Complementar a Informação
Considerando que esta é uma matéria informativa, o autor deveria ter ido além e informar os serviços essenciais. Obrigada e ficarei aguardando.
quinta-feira, 2/9/2010 por Aurea
Bancos extorquem clientes
Boa matéria mas...quais são os serviços " ditos" essenciais? Pode exemplificar? Eles mudam de banco para banco ou são todos iguais?Aguardo retorno. Obrigada.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
“Combate às fake news”: ética ou espetáculo?
“Combate às fake news”: ética ou espetáculo?
Swissleaks: como o HSBC lavou o dinheiro sujo do mundo
Swissleaks: como o HSBC lavou o dinheiro sujo do mundo
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.