MONTE SANTO;UM MODELO

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Monte Santo é referência na administração pública, em função do trabalho que o prefeito Everaldo está realizando, exercitando uma gestão modelo: planeja as ações do governo, administra com responsabilidade e seriedade. Com isso, Monte Santo está ganhando obras importantes que estão mudando a cidade e o campo, em todas as áreas: saúde, educação, economia, infraestrutura, desenvolvimento urbano e rural, com as finanças atualizadas, pagando o funcionalismo em dia e sem débitos a fornecedores.

MONTE SANTO;UM MODELO


O planejamento de obras, em parceria com a comunidade que aponta as prioridades, além da austeridade imposta pelo prefeito, sem desperdícios, está permitindo que o município possa fazer realizações mesmo sem contar com apoio do governo federal ou estadual: neste ano, Monte Santo não recebeu um único centavo além dos recursos constitucionais a que tem direito. “É um desafio muito grande administrar exclusivamente com os recursos municipais, mas estamos conseguindo atender as principais demandas da população”, afirma o prefeito Everaldo Joel de Araújo.

Mais cinco escolas modelo- Com projetos de Juraci Dórea, um dos mais renomados arquitetos baianos, a Prefeitura de Monte Santo está concluindo, com recursos próprios, mais cinco escolas modelo, uma na sede e as demais em comunidades rurais: Pedra Vermelha, Jenipapo, Lagoa de Cima e Lagoa das Pedras. O prefeito Everaldo explica que são unidades educacionais de porte, aliando estética e conforto para estudantes e professores.

 Juraci Dórea é um arquiteto muito criativo, preocupado com a beleza dos prédios, conseguindo, no entanto, harmonizar essa questão com o bem estar dos docentes e discentes e, naturalmente, com os custos da obra. Em síntese, temos prédios escolares bonitos, com linhas arquitetônicas arrojadas, mas confortáveis e com custocompatível com a capacidade financeira do município”, salienta.

As escolas modelo têm cinco amplas e bem ventiladas salas de aulas, área para recreação, diretoria, secretaria, cozinha e sala de informática. “Estamos desenvolvendo projeto visando a democratização do acesso ao computador, ferramenta já integrada ao cotidiano do homem contemporâneo, que tem grande importância como suporte das atividades pedagógicas”, afirma Vando.

Ele explica que a definição das localidades foi feita a partir de levantamento efetuado pela Secretaria de Educação, de acordo com a demanda. Segundo avalia o secretário de Infraestrutura, não é admissível aplicação dos recursos públicos com a construção de unidades escolares sem funcionalidade, sem estudantes em quantidade suficiente que justifique o investimento.

Nos primeiros meses deste ano, a Prefeitura construiu quatro unidades educacionais de menor porte, para atender a demanda das comunidades de Belos Campos, Bom Sucesso, Jardim e Lajinha. Nos últimos anos, entregou à comunidade estudantil duas escolas modelo, também construídas com recursos próprios: Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso, na sede, e Escola Municipal Professora Teresa Alves, na Mandassaia.

Saúde de qualidade de atendimento digno-Com prioridade absoluta para a saúde pública, buscando a qualidade e a oferta de atendimento digno para a população, a Prefeitura de Monte Santo está realizando investimentos, tanto na sede como na zona rural. Nos primeiros meses do primeiro mandato, o prefeito Everaldo Joel de Araújo reformou e ampliou o Hospital Municipal Monsenhor Berenguer e elaborou o plano de ações para o setor.

Foram construídos 11 postos do Programa Saúde da Família no campo e uma unidade básica de saúde na Lajinha, todos com atendimento médico e odontológico, programas de assistência para diabéticos e hipertensos, inclusive com visitas dos médicos nas residências dos pacientes que não podem se movimentar e distribuição de medicamentos. No ano passado, a Secretaria de Saúde implantou o serviço de coleta de material nas comunidades rurais para realização de exames.

A prefeitura vem dispensando especial atenção para a saúde da mulher e da criança, com apoio integral e acompanhamento permanente às gestantes e recém-nascidos. Os resultados estão presentes na redução sistemática da mortalidade infantil, com programas diversos, como vacinação, acompanhamento do desenvolvimento infantil, incluindo assistência nutricional.

Melhor qualidade de vida- “Nossa administração está pautada em um objetivo claro e definido: a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o prefeito Everaldo Joel de Araújo. Para tanto, estão sendo feitos investimentos em pavimentação de ruas, livrando os moradores da poeira e da lama. Em cinco anos e oito meses, a Prefeitura pavimentou mais de 240 mil metros quadrados de ruas, na sede e em comunidades rurais – o bairro Rua Nova está com mais de 90 por cento das vias calçadas.

O governo municipal também está investindo na reforma e construção de praças, na cidade e no campo, para oferecer espaços para o lazer e encontros sociais. A Praça Monsenhor Berenguer, totalmente requalificada, se transformou em um dos mais bonitos cartões postais do interior baiano; a Praça São Sebastião, também na sede, está de cara nova e comunidades rurais ganharam novas áreas de lazer. A prefeitura construiu quadras poliesportivas, na sede e no campo, o Ginásio de Esportes Elias Azeredo Pinto e centro de turismo e lazer, para que a população conte com espaços para a diversão e a prática esportiva.

Uma das vertentes do programa de melhoria da qualidade de vida está nas ações voltadas para a moradia digna para famílias de baixa renda. Com apoio do governo estadual, foram construídas mais de 240 casas populares, na sede e em Pedra Vermelha, além de reforma em residências de risco nesse povoado e em Lajinha.   

Apoio ao produtor rural- Município com mais de 3.400 quilômetros quadrados, com a maior parte dos 54 mil habitantes distribuídos na zona rural, o prefeito Everaldo Joel  vem desenvolvendo um plano de ações direcionadas para os moradores do campo, para que possam produzir mais, viver com dignidade, evitando o êxodo.

A prefeitura ampliou a rede de eletrificação rural, levando energia para mais de cinco mil famílias, construiu barragens, represas e açudes, implantou redes de abastecimento de água em vários povoados, “O projeto de desenvolvimento rural se completa com ações com bons serviços na saúde, na educação, no incentivo a produção, no lazer e na valorização das manifestações culturais”, justifica o prefeito.


Autor: A. Nery com C. Mathias
Publicação vista 2765 vezes


Existe 20 comentários para esta publicação
quinta-feira, 21/4/2011 por geiseane de jesus silva
12452232468
estou aqui em sao paulo mas morro de soudade de minha cidade maravilhosa.
segunda-feira, 1/11/2010 por Deuscinea Carvalho Cordeiro
Monte Santo
Depois de 30 anos voltei a M.S., levei meu marido e filhos p conhecerem a minha cidade e fiquei encantada.Parabéns a Prefeitura pelo resgate das belezas de nossa cidade. Parabéns pela matéria
quarta-feira, 22/9/2010 por joão paulo barreto
Vando na cabeça
Parabéns Monte Santo, parabéns Everaldo. Mas temos que lemnbrar que Vando teve grande participação neste avanço. E Vando é candidato a deputado estadual e vamos votar nele para termos um representante na assembleia
quarta-feira, 15/9/2010 por Celi
Unanimidade
Embora constate o diferencial entre Monte Santo e outras cidaes da região, esa unanimidade me asusta um pouco.
terça-feira, 14/9/2010 por Sandro Caje
Belo berço de Gereba e dos Barreto
Estive em Monte Santo, filmando com o excepcional compositor Gereba, filho e divulgador deste belo e histórico município. Prosperidade e saúde a todos.
terça-feira, 14/9/2010 por ANA MATOS
QUAL O SEGREDO.
ASSIMA O EVERALDO DESCENTRALIZANDO TORNA-SE ESTRELA MAIOR E BRILHA COMO SOL E AO LADO DELE BRILHAM OS ASSESSORES ESTRELAS MENORES E QEUM GANHA É O POVO DE MONTE SANTO. EVERALDO EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO CONFIANTE, DEMOCRATICA. VIZINHOS SIGAM-O
terça-feira, 14/9/2010 por ANA MATOS
QUAL O SEGREDO.
VEJO QUE MONTE SANTO SANTO ESTÁ MUITO BEM ADMINISTRADO E É INTERESSANTE O MODELO ADMINISTRATIVO POIS EVERALDO DECENTRALIZA O PODER COM OS SECRETARIOS E NO CEU DE PAZ ADMINISTRATIVA BRILHA EVERALDO COM MAIOR INTENSIDADE E BRILHAM OS SECRETARIOS.
segunda-feira, 13/9/2010 por Valter
Perdidos no tempo
Monte Santo, quem diria, é um oasis perdido no meio de um deserto de incompetências.Na verdade, esses caras que estão administrando o municipio parece que voltaram a inserí-lo na civilização.Competência que poderia servir de exemplo a outros que para
segunda-feira, 13/9/2010 por Arthur Melo Santos
DIFERENCIADA
Não sou natural de Monte Santo, conheço muitas cidades desde o ínicio da bahia lá no extremo sul e afirmo uma coisa, É DIFÍCIL VER UMA CIDADE TÃO BEM ORGANIZADA COMO MONTE SANTO! FORA ISSO É BERÇO EM HISTÓRIA, TRADIÇÃO, SEU POVO É FANTÁSTICO! PARABÉN
segunda-feira, 13/9/2010 por maria do perpétuo socorro barreto berni
Monte Santo - Cidade de artístas iluminados
Filhos de Monte Santo: Gereba e Zeca Barreto-músicos internacionais, Raimundo Monte Santo-músico (falecido), Rita Barreto-fotógrafa internacional, Petinha Barreto-dramaturga e a. educadora. Chico Barreto-a. plástico. Somos todos da família Barreto
segunda-feira, 13/9/2010 por SD MATOS
Tenho orgulho de ter trabalho em monte santo
trabalhei até 2005 na PM em monte ,onde presenciei uma administração séria e comprometida com o povo. Por isso a reeleição. Só tenho a agradecer ao PREF.Everaldo e ao nosso grande amigo e colega AMARANTE.
segunda-feira, 13/9/2010 por Argelinda Coutinho
Contentamento
A minha filha Denise, gerada em Monte Santo, enviou-me esta reportagem eletrônica por saber o quanto eu amo a cidade onde tive a minha primeira residência e onde tenho grandes amigos, como Conceição e Dedega. Deus abençoe e ilumine o gestor.
segunda-feira, 13/9/2010 por AGMAR
ARQUITETO VANDO
BEM, ESTA REESTRUTURAÇÃO DA NOSSA CIDADE NÃO SERIA POSSÍVEL SEM O CÉREBRO, O PULSO E A CORAGEM DE VANDO. ELE É O GRANDE MENTOR DA TRANSFORMAÇÃO DE MONTE SANTO E ESSA TRANSFORMAÇÃO SERÁ MAIOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2011 COM A SUA ELEIÇÃO. VANDO 2010
segunda-feira, 13/9/2010 por Eudamidas
A onestidade SR Everaldo
quando sé trabalha com respeito seriedade da certo a hode sé ver tanta corrupicão so ten que pater palma para SR E veraldo
segunda-feira, 13/9/2010 por Sebastião
E os moradores de Momnte Santo?
São muito elogíosas as referências aos administradores de Monte Santo mas sempre por pessoas q não moram mais lá.Coma palavra os moradores. É bom lembrar que o Vando é candidatoa deputado estadual e foi falado muito de relance na matéria
domingo, 12/9/2010 por Aparecida Mendes
MONTE SANTO UM MODELO...
Sentí uma enorme felicidade ao ler esta matéria..., fantástica! parabéns para todos que contribuiram para q isso acontessese em Monte Santo, cidade linda!!!
domingo, 12/9/2010 por Antonia de Oliveira Souza
Fico feliz em saber
Que boa notícia de Monte Santo. Fico feliz em saber que o berço dos meus antepassados vem recebendo uma administração digna da sua estória. Pretendo voltar ai mais vezes e conferir tudo de perto e se Deus me permitir quero subir à Serra de Sta Cruz.
sábado, 11/9/2010 por Marcelo Santos
E o Vando?
A matéria é um retrato fiel da nova Monte Santo reconstruida pelo Everaldo.Mas ele não fez isso sozinho.Tem não o dedo, tem as mãos e a cabeça do Vando que deu o maior suporte para o sucesso não só desta, mas de outras administradministrações que ini
sábado, 11/9/2010 por Ossamu
Pensei que fosse o fim do mundo
Estive em Monte Santo quando criança.Nunca mais voltei mas tenho boas lembrancas do bucólico lugar.Não me passava na cabeça entretanto,é que aqule lugar que me parecia no fim do mundo,fosse hoje um exemplo de administração e progresso.Saudades!!!
sábado, 11/9/2010 por Dorival Souza
Monte Santo; um modelo
Fico muito feliz em descobrir que a cidade em que meus pais nasceram, e que eu tive o prazer de conhecer, está sendo agraciada com o título de modelo. PARABÉNS para Monte Santo da Bahia dos meus antepassados, e pra vocês pela matéria.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.