mudanças causam impacto

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A cidade de Euclides da Cunha está pronta para viver um novo tempo. A intervenção urbanística iniciada pela Prefeita Fátima Nunes impacta os moradores e visitantes da cidade, principalmente quando comparam o ”antes e o agora”, prontas as obras que foram anunciadas em fevereiro e entregues à população no último dia 17 de setembro de 2010 na antevéspera da comemoração dos 77 anos de emancipação do Município. Confira nas fotos.

mudanças causam impacto



A Praça Duque de Caxias, a mais importante da cidade, foi totalmente reconstruída. Das instalações anteriores sobraram apenas as arvores e um painel em homenagem ao escritor que dá nome à cidade.

Os pisos foram construídos em tijolos intertravados, e cimentado de alta resistência com acabamento em granito. Treze bancos modelo inglês em madeira e ferro fundido foram espalhados em pontos estratégicos. Nos calçadões brancos, 18 mesas de 04 lugares com confortáveis cadeiras em madeira nobre e sombreiros em lona oferecem agradável local de convivência para a população.

Compõem ainda a praça uma bela pérgola em madeira de reflorestamento e um parque infantil. O ponto alto, entretanto, é a fonte luminosa que conta com recursos sonoros, sendo totalmente automática com quatro efeitos básicos.  Cada um dos seus efeitos poderá ser acionado independente ou em conjunto com os demais, criando assim um grande número de evoluções de água, luz e sons, o que a tornará dinâmica e variada criando um espetáculo conhecido como “dança das águas”.

A princípio o horário da “Dança das Águas” será de 18 às 19hs. O fundo musical especialmente encomendado para compor o espetáculo iniciará diariamente com uma das “Ave Marias “ selecionadas e durante a apresentação, peças de Bach, Beetoven,  Paganini , Brahms, Tchaikovsky, Bizet, Villa-Lobos, Dvorák...Clássicos do cinema mundial, música Popular Brasileira de qualidade ; Luiz Gonzaga, Ivan Lins, Tom Jobim, Caetano Veloso, Maria Bethania, Elis Regina, Gilberto Gil, João Gilberto, Paulo Moura e Roberto Carlos entre outros. O projeto é mostrar para a população, a “Boa Música do Mundo”.







A Avenida Ruy Barbosa que em conjunto com a Praça Duque de Caxias compõem o mais importante eixo urbano da cidade, ganhou nos seus 300 metros de extensão, calçadas em piso intertravado e um canteiro central no mesmo material, asfaltamento em toda sua extensão, bem assim, numa parceria com a Coelba, novos postes com cabeamento multiplexado, o que há de mais moderno em fiação aérea. Nos elegantes braços vermelhos que sustentam as luminárias, ”pendants” com plantas ornamentais garantem um charme especial. No canteiro central, além do gramado ente as duas passarelas, luminárias com fiação subterrânea criam um clima aconchegante. Tanto nas passarelas como nas calçadas, os bancos em madeira e ferro fundido proporcionam à população um belo visual e confortável lugar para sentar e relaxar.

 









Num ponto estratégico do Bairro da Caixa d’ Água, foi inaugurada A Praça do Cruzeiro de Maria. Ela ocupa um platô onde antigamente uma cruz, marcava a religiosidade do povo euclidense. As suas linhas sinuosas lembram a antiga ladeira que saia da Rua do Curral, passava em frente à casa do sapateiro Manoel Galo à Caixa d’Água para finalmente chegar aos degraus da cruz. Hoje, em frente à nova cruz, assentos para quem quer orar, meditar ou simplesmente apreciar a paisagem. Mesas, bancos individuais e outros para grupos, grama, área infantil. Onde havia um terreno baldio, surgiu uma nova praça. Um verdadeiro colírio para os olhos.


A Creche do Dengo, situada numa das regiões mais carentes do município, vai abrigar em tempo integral 150 crianças. Custou aos cofres públicos municipais a quantia de R$ 700mil reais. São 05 salas com acabamento em cerâmica e madeira, cozinhas, banheiros adaptados à idade dos seus utilizadores, quadra de esportes, áreas para recreação, parque infantil, horta orgânica para consumo diário, 03 alimentações/dia. Segundo a Administração do munícipio, Um projeto idealizado e realizado por gente que gosta de gente.







Em frente ao Educandário Oliveira Brito, no local onde há dez anos uma falha geológica levou pânico à população em decorrência de um enorme buraco ali formado culminado com a demolição das residências existentes, nasceu um novo tempo com a Praça da Arara Azul.Uma bucólica pracinha tendo como tema a Arara Azul de Lear, um espécime em extinção que a Administração Municipal tem desenvolvido esforço para preservar.







A Praça da Bandeira conhecida como “Rua da Igreja” ganhou um presente para sustentar o mais importante símbolo do patriotismo e da cidadania; um mastro de 20 metros plantado em frente à Igreja da Nossa Senhora da Conceição faz tremular uma bandeira nas datas apropriadas.

A festa em comemoração ao 77º aniversário de emancipação do munícipio de Euclides da Cunha foi a mais brilhante de toda a sua existência. Para os místicos, o “duplo 7” pode ter contribuído para isso. Em números apresentados pela Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas se divertiram das três horas da tarde até a meia noite percorrendo várias ruas da cidade atrás dos trios elétricos.

A cidade renovada a exemplo de outros eventos deu uma prova de civilidade. Não há nos registros da Polícia Militar e/ou do Hospital Antonio Carlos Magalhães, qualquer ocorrência digna de nota.


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2818 vezes


Existe 14 comentários para esta publicação
quarta-feira, 29/9/2010 por Teresinha Aquino Menezes
PREFEITA DE EUCLIDES DA CUNHA
PARABÉNS!!! Fátima,pelo que você esta trabalhando pela nossa terra. Euclide da cunha.Vá em frente
segunda-feira, 27/9/2010 por Tarcizo Mendes
Como está linda minha cidade.
Estou orgulhoso de ver minha cidade mudar para melhor. Parabéns Prefeita Fátima.
domingo, 26/9/2010 por Claudio
Falta propaganda
Parabéns Prefeita por modificar a cidade e fazer que o dinheiro publico retorne para o povo. Agora essas obras tem que jogar na mídia, fazer propaganda, ta faltando publicidade do governo, para monstrar para toda Bahia que em Euclides a Trabalho.
domingo, 26/9/2010 por Consuelo Pondé de Sena - presidente do Instituto Geogr-áfico e Histórico da Bahia.
Parabéns
Parabéns à Prefeita de Euclides da Cunha , antigo Cumbe, pela modernização da cidade e sua consequente requalificação. Quando uma mulher competente assume função significativa ela dá um banho de eficiência. Siga em frente que Deus a proverá. Consuelo
sábado, 25/9/2010 por DETH
PARABÉNS PREFEITA!!!
PARABÉNS PREFEITA A CIDADE ESTÁ COM AR DE CAPITAL, MODERNA E ACONCHEGANTE, SÓ UMA PESSOA COM IDÉIAS INOVADORAS, PÔDE REALIZAR OBRAS DESSE PORTE, VALEU FILHA DA TERRA!
sábado, 25/9/2010 por Aparecida Mendes
MUDANÇAS CAUSAM IMPACTO
Que maravilha!! estou encantada com tantas novidades boas em Euclides, parabéns Prefeita Fátima Nunes e tda sua equipe!!!
sexta-feira, 24/9/2010 por Inez
Parabéns ao Cumbe
A Prefeita está modernizando a cidade e dando um banho de civilização nas áreas de grande circulação na cidade. É disso que os Euclidenses precisam, estou sentindo um cheiro de progresso. Ufa!!!!
sexta-feira, 24/9/2010 por Hamilton
Não é a prefeita dos meus sonhos
Não votei nela mas acho que agora votaria.Bastaria que redireciona-se um pouco a sua capacidade de trablho.Éindiscutível a transformação que essa senhora está fazendo na cidade,incluindo com as obras sociais iniciadas com a creche.Tem muita critica i
quinta-feira, 23/9/2010 por Fabiano Gutemberg
Parabénssss!!!!
Vi uma matéria na FACE que dizia: Precisamos mais do que praças.... vcs estão certos. Entretanto esperem só um pouco para ver que as praças são o começo de uma nova era em nossa cidade. Tenho certeza que vem mais coisa boa na saúde, educação e etc...
quinta-feira, 23/9/2010 por Genilda
de cara nova
foi um verdadeiro impácto mesmo! a cidade ta com outra cara, tava mesmo precisando. Mas como tudo tem seu tempo... Parabéns Prefeita!!!
quinta-feira, 23/9/2010 por hc-maia
"Toda Unanimidade é Burra"
Mestre Nelson Rodrigues já dizia:-"Que Toda Unanimidade é Burra".Digo isso sem nenhuma procuração da FACE,mas apenas pra lembrar que no regime democrático não existe nada mais legal do que a obediência ao Sistema Universal Binário,do SIM ou do NÂO.
quinta-feira, 23/9/2010 por marivaldo santos
prefeita arretada
parabens, Fatima poR tudo que vc vem fazendo por nossa cidade, estamos agora realmente, no seculo 21, era bom que a FACE, também fizesse uma materia nesse sentido, ao invés de só atirar pedras, e olha qe eles nem AQUI MORAM,VALEU CELSO
quinta-feira, 23/9/2010 por Lúcia Dantas
Mudanças causam impacto
Parabéns Prefeita. A cidade estava precisando de mudanças positivas.
quinta-feira, 23/9/2010 por carine
Parabéns!!!
Quero parabenizar o povo euclidense por essa conquista,valeu a pena colocar a Fátima na prefeitura. Parabéns Prefeita
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.