ITALIANOS; PODER DE GRIFE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Itália é um país com uma longa história de produção do vinho, mas ao contrário dos franceses, por exemplo, os italianos não têm feito um bom trabalho de marketing para divulgar os seus vinhos. A verdade é que até bem recentemente, havia apenas um punhado de vinícolas que podiam realmente competir no mais alto nível. Isso não quer dizer que a Itália faz vinho ruim. O que faltava era convencer o mundo que os seus vinhos são as Ferraris, Guccis e Ferragamos de sua espécie.

ITALIANOS; PODER DE GRIFE


Aqui, uma seleção de respeitáveis Italianos nem sempre ao alcance de simples mortais, porém ótimos.Todos!

Monfortino

Barolo Giacomo Conterno de Monfortino é um vinho ícone. Não só é uma dos mais antigos Barolos a ser engarrafado, mas é também um dos melhores em qualquer vintage. Ele foi engarrafado pela primeira vez em 1920 e está na sua 45ª vintage.  

O Monfortino é um vinho altamente apreciado. Seu único problema; o preço. A safra tual custa entre 250 e 400 dólares. As safras de pico ultrapassam os mil dólares.

Cappellano Rupestris



Se você estiver  procurando por um Barolo tradicional de Serralunga, não procure mais. O vinho que chamou a minha atenção mais que qualquer outro na minha última viagem ao Piemonte foi o Teobaldo Cappellano Rupestris do Barolo.

Esta é uma expressão rica e profunda de Barolo, repleto de frutos, mas capaz de complexidade que poucos vinhos conseguem. O Monfortino pode ser um pouco reticente em sua juventude, mas com o tempo floresce na garrafa. Acessível a qualquer bolso, custa 75 dólares a garrafa.






Burlotto Monvigliero

O Monvigliero é um vinho pouco conhecido e originário de terroir único ligado ao solo de Verduno, aonde a vinha e adega Burlotto estão localizados. Ele oferece duas vantagens: Amadurece cedo e custa apena 50 dólares a garrafa


Gianfranco Soldera Brunello Riserva



Gianfranco Soldera é um produtor tradicional. Seus Brunellos emergiram como os vinhos mais cobiçados provenientes desta denominação. É um dos poucos que Brunellos donos de um mercado secundário forte; os leilões.  São vinhos feitos com Sangiovese selecionadas que oferecem ao produto um notável frescor. Cada garrafa sai por cerca de 300 dólares






Conti Costanti

Costanti Conti é meu produtor favorito de Brunello. Embora seu vinho não tenha a pureza de um Cappellano, ainda é uma expressões maravilhosa de Brunello: elegante, rica e com uma firme estrutura tânica. Custa módicos 75 Dólares


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1749 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.