O MENSAGEIRO DA VIDA

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Decorre a segunda metade da década de 40. O mundo festeja o final da II Guerra Mundial, Arthur Clark prevê a utilização dos satélites artificiais, o mundo espanta-se com a leitura do Diário de Ane Frank. Em Salvador, aterrissa no Aero Clube uma aeronave Paulistinha CAP-4 comandada por um adolescente imberbe de corpo franzino e fala mansa. No assento traseiro, um pálido padre da Congregação Marista acompanha o piloto Humberto Freire. Conheça um pouco da trajetória desse extraordinário cidadão.

O MENSAGEIRO DA VIDA

  
Fundou a Santa Casa de Misericórdia, construiu a sede da Maçonaria, criou a Companhia Telefônica que deu origem a implantação da Telebahia conectando Euclides da Cunha com o resto do planeta. 

O pai, Miguel Freire, era um bem sucedido comerciante de móveis finos em João Pessoa. A mãe, D. Felesmina, como a maioria das mulheres nordestinas da época, uma bem aplicada dona de casa. Humberto Freire O segundo de uma família de quatro irmãos virou primogênito com a morte de Gilberto, o mais velho. Determinado, convenceu aos pais de que deveria concluir o curso médio em Salvador e estudar medicina na Universidade Federal da Bahia. Equilibrado, bem articulado, aos dezesseis anos desembarcou sozinho em Salvador e apresentou-se com documentos ao Colégio Maristas, aonde se matriculou no curso como aluno interno.

Casado em Salvador com Vanda Freire, Humberto encanta-se em João Pessoa com Rejane, filha de tradicional família paraibana. Tradicional e valente!

O tradicional colégio soteropolitano tinha normas muito rígidas, Além das férias, as saídas só eram permitidas aos domingos e, mesmo assim, o aluno tinha de apresentar uma justificativa para ser avaliada pelos diretores. Numa delas Humberto escreveu apenas: “Saída para passear”. Indignado o diretor o convocou para que explicasse o que significava “Sair para passear”. Isso mesmo padre, quero sair para passear. Ou o senhor prefere que eu invente uma mentira e diga que vou visitar a minha tia? A permissão foi concedida e a partir daí o menino paraibano gravou o “script” que passou a ser oficialmente o seu motivo de saída; passear.

Parte do tempo dos “passeios” era consumido no Aeroclube da Bahia na Boca do Rio onde hoje está instalado um shopping com o mesmo nome. Brevetado antes dos dezoito anos, Humberto já era um menino diferente. Convidava colegas e professores para um passeio onde torrava a mesada alugando uma aeronave Piper ou Paulistinha para sobrevoar a capital da Bahia.

Aprovado no vestibular de medicina, concluiu o curso aos 25 anos. Entre os ilustres formandos da turma, o líder estudantil Antonio Carlos Peixoto de Magalhães que se transformaria num dos mais importantes políticos do país e passaria a ser conhecido pelo acrônimo ACM, com quem Humberto se reencontrará várias vezes durante sua trajetória.

Diplomado em medicina, especializa-se em Cirurgia pela UFBA e em Tisiologia pelo Hospital Curicica no Rio de Janeiro. Atua ainda como Professor em Clínica Cirúrgica da UFBA e na Escola Superior de Enfermagem da UFPB. Retornando a João Pessoa além de clinicar e atuar como cirurgião, assume o cargo de Diretor de Saúde pública do Munícipio e Diretor do Hospital Clementino Fraga.


ACM, o antigo colega, agora governador da Bahia, visita Euclides da Cunha algumas vezes e em todas elas manifesta abertamente a amizade nutrida pelo médico já radicado na cidade. Em algum momento tentou fazê-lo prefeito, proposta recusada veementemente.


Casado em Salvador com Vanda Freire, Humberto encanta-se em João Pessoa com Rejane, filha de tradicional família paraibana. Tradicional e valente! Para evitar um desastre o casal resolve fazer uma longa viagem em direção ao Sul. O destino; Porto Alegre. E é durante a viagem que ele se transforma no mensageiro da vida ao clinicar e salvar vidas em pequenas cidades do interior aonde raramente aparecia um profissional de medicina. Principalmente um profissional com aquele gabarito. Clínico Geral, Obstetra, Cirurgião de mão cheia e ainda por cima desapegado de coisas materiais. Nunca exerceu a medicina apenas pelo dinheiro.

A viagem transcorria em pressa. As paradas não tinham tempo determinado. Foi assim que durante a estadia em Caldas de Cipó, Humberto recebeu do tenente Santana, convite para conhecer Euclides da Cunha aonde o militar explorava uma farmácia. ”Saímos de Caldas de Cipó em direção a Euclides da Cunha. Santana me dissera que a cidade era próspera e evoluída. Ao chegarmos a Pinhões, o brincalhão me disse que já estávamos em Euclides da Cunha. Foi um susto logo desfeito pelo sorriso de Santana que finalmente informou que estávamos a dez minutos do nosso destino”.

“Hospedei-me no Lua Hotel onde também improvisei meu consultório. Á noite fui procurado por pessoas aflitas que pediam socorro para uma parturiente que estava prestes a morrer. Fui atende-la levando a minha maleta de mão onde costumo carregar instrumentos cirúrgicos. Chegando à casa da paciente constatei que havia necessidade de se fazer uma Cesária. Amarrei  num caibro o recipiente com o soro, apliquei a anestesia e minutos depois ouviu-se o choro do recém-nascido.”

“Isso mesmo padre, quero sair para passear. Ou o senhor prefere que eu invente uma mentira e diga que vou visitar a minha tia?”

O sucesso da primeira Cesariana efetivada Em Euclides da Cunha deixou a cidade em polvorosa. Todos queriam conhecer o homem que “cortou a barriga da mulher e tirou uma criança”

Em Cipó, a feira local era realizada às quartas feiras, dia no qual Humberto atendia entre cinco e dez pacientes. No sábado, dia da feira em Euclides da Cunha para onde afluem os moradores dos povoados, em consequência do parto improvisado, todos queriam se consultar com o homem que “cortou a barriga da mulher e tirou uma criança”. No primeiro dia de atendimento foram vinte horas de trabalho e noventa consultas. Estava selada a longa convivência entre o médico paraibano e a população de Euclides da Cunha. Acabará de nascer um grande amor. E foram muitos...

...E aí está uma faceta complexa desse homem que deu inestimável contribuição á mudança de costumes e evolução social da região. Não só pela coragem de assumir os dois casamentos e as cinco uniões estáveis que lhes presentearam com dez filhos, mas principalmente pelas atitudes que de público ou nos bastidores foram fundamentais para que a cidade mudasse.

“Era um absurdo. No lugar onde as pessoas dançavam agarradinhas e demonstravam publicamente o seu carinho, era proibido beijar. Liberei o beijo!”

Na igreja Humberto tinha dois grande amigos: O velho padre Berenguer em Monte Santo que embora ultra conservador era paciente e atento ouvinte das suas ideias. Em Euclides da Cunha, o padre Pedro, colega de magistério no Educandário Oliveira Brito e interlocutor. “O Pedro era um padre moderno. Já estava até namorando. Um dia eu o chamei e disse: Pedro, acaba com essa proibição burra de mulher entrar na igreja de calça comprida. É até melhor porque assim o malandro não fica olhando para as pernas delas. No sermão do outro dia ele foi lá e liberou a calça comprida”.

Eleito presidente do Clube Social e Recreativo de Euclides da Cunha, a sua primeira medida foi liberar o beijo. “Era um absurdo. No lugar onde as pessoas dançavam agarradinhas e demonstravam publicamente o seu carinho, era proibido beijar. Liberei o beijo!”, regozija-se.

Certa senhora casada e de família nobre conta abertamente que aos vinte e um anos apaixonou-se por ele que já passara dos cinquenta. Insinuou-se e terminou por seduzi-lo.

ACM, o antigo colega, agora governador da Bahia, visita Euclides da Cunha algumas vezes e em todas elas manifesta abertamente a amizade nutrida pelo médico já radicado na cidade. Em algum momento tentou fazê-lo prefeito, proposta recusada veementemente. Não quis ser prefeito mas fez muito pela cidade. Fundou e mantem até hoje, a clínica que leva o seu nome, onde apesar dos parcos recursos da região, com técnica aliada ao talento, fez centenas de cirurgias, muitas delas complicadíssimas. Salvou milhares de vidas! Foi professor e diretor do Educandário Oliveira Brito e do Hospital Municipal. Fundou a Santa Casa de Misericórdia, construiu a sede da Maçonaria, criou a Companhia Telefônica que deu origem a implantação da Telebahia conectando Euclides da Cunha com o resto do planeta. Mais tarde, semeou a primeira semente da rádio comunitária ao implantar um serviço de FM que deleitava a comunidade com peças musicais de extremo bom gosto; o dele. 

Não só pela coragem de assumir os dois casamentos e as cinco uniões estáveis que lhes presentearam com dez filhos, mas principalmente pelas atitudes que de público ou nos bastidores foram fundamentais para que a cidade mudasse.

Não há registro de qualquer momento onde alguém o tenha visto alterar a voz. Talvez o tenha feito alguma vez em defesa de causa justa . O tom cortês e a elegância são suas marcas registradas. Marcas que ficaram indeléveis no coração dos seus imensos amores. Alguns, talvez até folclóricos. Certa senhora casada e de família nobre conta abertamente que aos vinte e um anos apaixonou-se por ele que já passara dos cinquenta. Insinuou-se e terminou por seduzi-lo. Como esta, outras histórias foram levadas a ele que nunca confirmou uma sequer. Sempre responde com um riso disfarçado como o faz outro espécime do gênero, o cantor Tony Bennett; “No comments”. Coisas de gentleman!

Rico, remediado, pobre, Humberto já passou por tudo isso e sempre de cabeça erguida, sereno. Um não tão belo dia D. Felesmina o procura apavorada. Um dos seus irmãos falecera deixando alguns débitos não saldados e os cobradores estavam à sua porta. No dia seguinte ele estava em João Pessoa a bordo do seu luxuoso automóvel Impala. Vendeu literalmente tudo o que possuía para honrar a memória do irmão e tranquilizar a mãe. Feliz, voltou de ônibus para Euclides da Cunha.

“O Pedro era um padre moderno. Já estava até namorando. Um dia eu o chamei e disse: Pedro, acaba com essa proibição burra de mulher entrar na igreja de calça comprida. É até melhor porque assim o malandro não fica olhando para as pernas delas. No sermão do outro dia ele foi lá e liberou a calça comprida.”

Generoso, educou os filhos e contribuiu para o crescimento de todas as suas companheiras. Senão materialmente, pelo menos intelectualmente. Aos oitenta e três anos completados em 07 de junho, Humberto vive atualmente com Zefinha Gois (na foto com a penúltima filha dele, Liliane Lopes Freire) e, apesar de estar se reabilitando de sequelas deixadas por um AVC, continua clinicando diariamente. Essa talvez, a sua paixão definitiva.

                 

Autor: Celso Mathias
Publicação vista 8502 vezes


Existe 36 comentários para esta publicação
quarta-feira, 21/10/2020 por Dilermando Castro Lemos Costa
Ex Gerete do BANEB, de junho de 1970 a dezembro de 1971
Dr. Humberto Freire, me atendo muito bem nessa época em que trabalhei em Euc.da Cunha. Tive bursite e ele sempre me aplicava uma injeção, onde em passava a semana sem nada sentir. Depois desse período a dor voltava, até que perdi o tendão do braço.
domingo, 5/8/2012 por SELMA AMORIM
GRANDE EXEMPLO PARA TODOS.
PARA MIM , UMA GRANDE TRISTEZA. POUCOS MESES ATRÁS LEMBREI MUITO DELE E SENTÍ VONTADE DE VE - LO. INFELISMENTE NÃO DEU. COISAS DA VIDA. ERA ELEGANTE, CHARMOSO E EDUCADO.SERÁ ETERNO EM MEU CORAÇÃO. SAUDADES.
domingo, 5/8/2012 por perpetua abreu
dr humbrto
esse homem era um exemplo de pessoa meu maior amigo,vai fazer bastante falta para todos nos euclidense,......
domingo, 5/8/2012 por Sabrina
Parabéns
Um grande homem que passou por muitas coisas,mais sempre esteve ali perto das pessoas que precisava dele, salvou varias vidas de uma foma cariosa,não sou da época em que ele era médico mais sei o quanto ele foi importante para Euclides da cunha :D
sábado, 4/8/2012 por EQUIPE DA CLINICA MARIA WALKIRIA- TUCANO BAHIA
OBRIGADO.
OBRIGADO AO DR. HUMBERTO, PELA SUA DEDICAÇÃO NA PROFISSÃO E NA AMIZADE.A CLINICA MARIA WALKIRIA ESTÁ EM LUTO POR ESSA PERDA LASTIMÁVEL.
sexta-feira, 3/8/2012 por Aparecida Mendes
MENSAGEIROS...
Dr. Humberto Freire e o Prof. Pedro Monteiro Campos (ex-Pe), fazem parte de minha historia. Tenho fotos aqui belíssimas, gostaria de mandar pra Vida Brasil. (Minha formatura e os dois juntos).
sexta-feira, 3/8/2012 por Emanuela Duarte
Homem Valoroso!!
Belissima Reportagem e o bom que ele pode ter a alegria em vida de ler nas entrelinhas dessa reportagem. Ele cumpriu sua missão e deixou um legado cultural ...
terça-feira, 15/3/2011 por edwayne freire pinto.
PARABÉNS
Parabéns,pelo selo seu sucesso na vida e por ser um exemplo de vida para seus sobrinhos daqui da capital da Paraiba. OBS; MANTENHA CONTATO Saudades....
terça-feira, 28/12/2010 por NEUZA_ANANIAS
O GRANDE HOMEM
Ele é força de LUZ e amor por todas que o procuravam, homem de uma indole diferente de todos seres humanos no ar, eu fui muitas vezes atendida por esse homem e medico de grande competencia.HUMBERTO FREIRE é exemplo de bondade e muito amor pra dar.
domingo, 5/12/2010 por Levon
PARABÉNS
Essa matéria realmente é magnífica. ele merece isso e muito mais.
quinta-feira, 2/12/2010 por Roberto Freire
Agradeço a homenagem ao meu querido pai!
Parabéns pela matéria! Tenho muito orgulho de ser filho desse ser humano raro. É e sempre será um referencial para mim e para qualquer um que teve oportunidade de conviver com ele.
terça-feira, 30/11/2010 por Zezito Macedo
SEU HUMANISMO, UM EXEMPLO! ESTÁ CORRETO AO SILENCIAR SOBRE SUA VIDA PESSOAL.
Trata-se de grande profissional, honra a medicina, oposto dos que envergonham essa profissão e fazem dela exclusivo instrumento pra ganhar dinheiro. Conheci-o, em mhas férias e Emprestava-me livros. Li os de Dostoiévski, quase todos. Sou grato a ele
segunda-feira, 29/11/2010 por roque araujo
exemplo
Conheço Dr.Humbero ha mais de 25 anos,sempre foi uma pessoa muito querida pela população responsável,humano,honesto,acima de tudo humilde Este posso dizer: tem um caráter invejável (nunca vi igual) Me falta palavras pra falar
domingo, 28/11/2010 por Jacira pamphilo dos santosj
Agente de Saúde
É deste tipo de reportagem que todos os brasileiros precisam. A mídia de uma maneira geral deveria se espelhar em voces. Dar ênfase a personagens que fizeram algo de bom em prol de outras pessoas e que vão ficar na história deste País. Parabéns.
domingo, 28/11/2010 por Denize Carla Almeida
profissão como vocação
orgulho-me de conhecer pessoas raras como Dr. Humberto: grande profissional, amigável, que vê a profissão como vocação. Deus o abençoe; lembro-me dos chocolates q ganhava qdo cça qdo me consultava. q bom se tivesemos + prof. saúde como ele.
sábado, 27/11/2010 por ALOÍSIO DA SILVA OLIVEIRA
Justa homenagem
Justa homenagem a este grande ser humano que Deus colocou na Terra. Tive o prazer de trabalhar com ele na minha juventude aí em Euclides.
sábado, 27/11/2010 por vander
Cidadania
Quem age como esse médico promve aquilo que os politicos tem esquecido de fazer;a cidadania. Atender as nescessidades medicasde cidadãos sem recursos sem pensar em qualquer remuneração por isso, é o mais alto exemplo de cidadania. Merece um busto em
sábado, 27/11/2010 por Erivaldo Moreira
O MENSAGEIRO DA VIDA
HOMENAGEM MAIS QUE MERECIDA, Agradeço a DEUS pela vida de Dr. Humberto , homem inteligente e personalidade impar , è um previlégio tê-lo conôsco. Que DEUS o abençôe sempre.
sábado, 27/11/2010 por Nilzete
Homenagem merecida
Celso, Parabenizo-lhe pela matéria sobre este ilustre paraibano, hoje euclidense por adoção, que muito nos honrou com sua presença e trabalhos prestados a nossa comunidade. O melhor reconhecimento é aquele que se faz enquanto vivo.
sábado, 27/11/2010 por Railza Melo
Jamais será esquecido, homem de fibra
Que exemplo de homem, médico e amigo da minha família. confiança total. Já salvou muitos, obrigada doutor,deus te abençoe.
sábado, 27/11/2010 por Valda silva
comentario
Parabéns Celso pela matéria,é isso ai,tem que homenagear as pessoas que fizeram algo por Euclides da cunha,e dr. Humberto merece essa homenagem.Adoro lê as suas matérias.abraços.
sexta-feira, 26/11/2010 por aparecida mendes
O MENSAGEIRO DA VIDA
Grande médico, grande amigo, grande ser humano, e, para quem o conheceu uma PESSOA ÍMPAR em tdos os bons sentidos. Bjs Dr. Humberto e muitas felicidades...
sexta-feira, 26/11/2010 por Mariana
Não só a medicina
Fala sério! O homem realmente parece muito legal.Mas não se dedicou so a medicina não. Também gosta muito de um rabo de saia.E não falo isso om demerito.Pelo contrario. A rapazioada de hoje nem chega pertokk
sexta-feira, 26/11/2010 por Hamilton
Faltam homens como esse
É gente, Euclides da Cunha infelizmente não tem mais homens como ele. Que bela história de vida, que elegância. Um exemplo de vida dedicada a medicina. Homem de coragem!
sexta-feira, 26/11/2010 por Aparecida Mendes / Praia do Forte Ba.
O MENSAGEIRO DA VIDA
Amei a matéria!!! bom rever tudo isso e o grande Pe. e Professor, Pedro Monteiro Campos. Fantástica Vida Brasil, parabéns!!
sexta-feira, 26/11/2010 por Maria da Glória Macedo
Homenagem ao grande mestre Dr. Humberto
Celso, parabéns pela iniciativa em homenagear este grande médico e educador, Dr. Humberto onde orgulho-me de ter sido sua aluna.
sexta-feira, 26/11/2010 por Walber Abreu
Alvissareiro
Em um lugar onde sem todos os campos se cultua falsos valores, é alvissareiro ler um texto como este e principalmente ler a reação das pessoas reconhecendo os méritos deste cidadão qualidades impares. Deus lhe abencoe Humberto Freire
sexta-feira, 26/11/2010 por Edinho
Parabéns pela matéria
Se tem alguem nesse Muncípio que merece um manifesto desta forma, é Dr. Humberto Freire, pois tive a oportunidade de conviver com ele na minha adolecencia e posso confirmar tudo isso e muito mais. Outro que merece ser lembrado é Juviniano Gomes.
sexta-feira, 26/11/2010 por Rubenilson Ferreira
AMIGO DO POVO EUCLIDENSE
JESUS é o nosso MESTRE DO AMOR. DR. Humberto Freire é o amigo do povo euclidense. Jamais esqueceremos de seus préstimos! Dr. Humberto Freire, um homem digno de respeito e de fibra. Valeu por tudo que fizeste por nossa gente.
sexta-feira, 26/11/2010 por Alessandro Marco de Abreu
Extraordinario!
Parabéns Celso pela matéria.
sexta-feira, 26/11/2010 por carina
merecida homenagem
Muito boa a escolha do homenageado! mesmo aquelas pessoas que nao tiveram oportunidade de conviver com Dr. Humberto, já ouviu falar de sua elegância e humanidade enquanto ser humano.
sexta-feira, 26/11/2010 por Cristina
Orgulho!
Celso, parabéns por esta relevante matéria sobre este homem que fez história em nossa cidade. Ao homenageado, meus cumprimentos e agradecimentos por contribuir de maneira tão enfática para o progresso desta terra! Viva a Dr.Humberto Freire!
sexta-feira, 26/11/2010 por Rivelino Rocha
UM ORGULHO PARA MIM
Sua benção Padrinho!
sexta-feira, 26/11/2010 por Marizete Nascimento
O MENSAGEIRA DA VIDA
Fiquei emocionada com esta reportagem e devo dizer que como 1º funcionária da Cia.Telefônica de E.da Cunha e hoje Contadora aposentada da UFBA e empresaria aqui em Salvador, devo tudo à Dr. Humberto que acreditou que meu futuro estaria fora de E.C.
quinta-feira, 25/11/2010 por Josefa Gois Aleixo
Obrigado!
Muito obrigado! A matéria está perfeita adorei . A grande paixão de Humberto Freire foi e continua pela sua profissão sua clinica e seus filhos, mas esse ciúme eu sempre tirei de letra. Risos abraços.
quinta-feira, 25/11/2010 por Genilda
parabéns!
Parabéns! a materia merecia mesmo ser lembrada e registrada.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.