A alquimia dos sabores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O melhor restaurante do mundo vai fechar portas. Mas ainda há tempo para uma última volta no carrossel dos sentidos. Acompanhe-nos num dos últimos jantares de Ferran Adrià. “Aqui, comem-se as bebidas e bebem-se as comidas!" É redutora, evidentemente, esta definição do El Bulli dada por alguém que, recentemente, participou numa expedição gastronômica ao melhor restaurante do mundo. Mas é, simultânea e absolutamente, reveladora daquilo que lá se vive: uma vertiginosa alquimia dos sabores.

A alquimia dos sabores


Ir àquele que, na última década, foi eleito várias vezes por especialistas do mundo inteiro, como "O Melhor do Mundo" é muito mais do que ir jantar fora. É uma viagem alucinante por novos sabores e texturas, que conferem outra dimensão ao prazer de comer. Uma experiência única, nem sempre agradável - reconheça-se -, mas sem dúvida enriquecedora, pelo que envolve ao nível da desinquietação dos nossos sentidos.

É muito difícil ir ao El Bulli e quase mítica a hipótese de conseguir uma reserva. Aberto apenas durante seis meses por ano, o restaurante só dá resposta a oito mil dos mais de dois milhões de pedidos que recebe anualmente. Quem consegue ultrapassar esta barreira, enfrenta, depois, a dificuldade de lá chegar. O El Bulli está escondido na Cala Montjoi, uma minúscula e deslumbrante praia encrostada na agreste Costa Brava espanhola, a poucos quilómetros da fronteira com França.


Quem vai por Barcelona, por exemplo, tem ainda de fazer, de carro, perto de 170 quilômetros até Roses, melhor local para pernoitar. E ainda vão ficar faltando cerca de 20 quilômetros por uma estreita e sinuosa estrada na borda das arribas que convém por todas as razões e mais algumas, fazer de táxi. Por fim - mas, de forma nenhuma, menos importante -, há que enfrentar a perturbante questão do preço a pagar. Nunca menos de 250 euros, por pessoa, do menu de degustação composto por mais de 35 "pratos". Quando lhe juntamos as bebidas...

Vencidas as barreiras, é todo um mundo novo que se revela. A localização é idílica. A recepção é surpreendentemente calorosa, começando de imediato com um convite para visitar a cozinha, onde o próprio Ferran Adrià (o "Melhor Chef da Década") recebe a todos com a mesma disponibilidade. E mostra garboso, como comanda o batalhão devidamente hierarquizado de dezenas de outros chefs, imperturbáveis na sua alquimia.

Finalmente, a apoteose. Nas cerca de cinco horas seguintes, é-se entregue aos cuidados da irrepreensível equipe de sala, que vai servindo, explicando e orientado a magnífica viagem dos sabores.

Dir-se-á que é uma experiência cara, um luxo indecoroso, nos dias que correm. Será. Mas quem tiver a possibilidade de a viver até 30 julho do próximo ano - altura em que o El Bulli encerra definitivamente para dar lugar, em 2014, a uma Fundação para a investigação gastronómica - não deixe de o fazer. Ou vai morrer, na mesma, mais pobre.

 El Bulli

Cala Montjoi

Apartado 30

17480 Roses

Girona, Espanha

Reservas (a partir de dezembro)

Mail: bulli@elbulli.com

Telefone: +34 972 150457 Fax: +34 972 150717

Site: www.elbulli.com    



Autor: M.B.Moura
Publicação vista 2621 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Armani; a tradução do luxo
Armani; a tradução do luxo
Meu relógio é uma joia
Meu relógio é uma joia
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.