A PRAÇA É NOSSA

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Está sendo finalizada para ser entregue à população euclidense durante as festividades do 78º aniversário da cidade no próximo dia 19 de setembro, entre outras obras, a maior intervenção urbanística já realizada na sede do município; a Praça da Juventude. Situada no coração da cidade, a praça ocupa uma área que pertencia ao DNIT e abrigava a residência oficial do engenheiro chefe daquele órgão. Desocupado, o local encontrava-se fechado e totalmente degradado.

A PRAÇA É NOSSA












Após negociar a troca da residência do engenheiro do DNIT por
outra adquirida pela municipalidade com esse objetivo, depois de idas e vindas à sede do órgão em Salvador, ao Ministério do Transportes em Brasília e ao Serviço de Patrimônio da União, a prefeita Fátima Nunes conseguiu em tempo recorde vencer todas as barreiras burocráticas e administrativas para adquirir a importante área de 6.500 m² que acrescida do entorno passou a totalizar mais de 7.000.000 m².

“É como se abrissem um campo de futebol com medidas oficiais em pleno centro da cidade. Aliás, tenho tocado obras em várias cidades por esse Brasil a fora e não conheço nada parecido com isso aqui. Creio que a população ainda não se deu conta das profundas mudanças que esse espaço fará na vida da cidade. Já pensou a felicidade de quem mora nessa área acordar, abrir a janela e deparar com uma a visão dessas? Isso sem falar na imensa valorização dos imóveis. Aqui é um centro de convivência para pessoas de todas as idades. Isso aqui é um paraíso”, afirma entusiasmado Volnei Micucci, supervisor da obra.

A Praça da Juventude euclidense está enquadrada em todos os padrões de exigências do Ministério do Esporte e tem o formato da letra “T” limitando-se e integrando a Avenida Ruy Barbosa, a Rua Major Antonino, a Avenida Almerindo Rehem e a Rua Élson Torres de Aquino em frente ao Bradesco. Os antigos becos que dão acesso à Praça da Juventude, Beco de D. Edite, Beco da Judite (atrás do Lua Hotel) e ainda o beco ao lado da clínica Ângela Costa, serão totalmente urbanizados o que reforçará a integração entre a nova praça e as ruas e avenidas adjacentes.

De passagem pela cidade em direção a Canudos onde vai receber o titulo de Cidadão Canudense, o historiador Dionísio Nóbrega que quando criança passava frequentemente pelas imediações da praça, se disse surpreendido com o que viu. ”Cheguei à cidade hoje pela manhã e saí caminhando por aí. Estou surpreso com tudo que vi. Estão novamente abertos à população, os becos que eu passava quando criança para ir à escola. Aqui onde está essa maravilhosa Praça da Juventude havia o tanquinho da bosta. Pelo nome você imagine o que era o lugar. Estou impressionado com as mudanças que certamente trarão melhor qualidade de vida para as pessoas da cidade”,encerrou o historiador

Como pode ser visto na planta aérea, a praça da juventude conta de monumento de identificação, centro de convivência, pista para salto, pergolados, pista de skate, teatro de arena, quadra de vôlei de praia, área para asteamento de bandeiras, pista de caminhada com 300 metros de extensão, área de exercícios e campo de futebol society.




As crianças já perceberam a importância do espaço. Gabriela de 09 anos mora no Bairro Jeremias e já descobriu a quadra de vôlei que mesmo sem estar concluída já atrai frequentadores “Isso aqui é um presente para nós. Vai tirar muitas crianças das ruas e atraí-las para a prática de atividades esportivas”, afirmou a menina em tom adulto. Para seu colega Albert de 10 anos que reside na Rua do Curral, as quadras abertas facilitam muito ávida de quem gosta do esporte. “Às vezes temos uma enorme dificuldade em encontrar uma escola aberta para a gente utilizar a área de esportes. Essa praça será um incentivo para todos nós”, conclui animado o estudante.
















Praça da Juventude, um projeto do Ministério do Esporte que na Bahia contemplou 13 municípios, entre eles, Euclides da Cunha.

Para o ministro Orlando Silva, a parceria com as prefeituras é de fundamental importância para o êxito do projeto. “A maior demanda que recebemos ao visitar as cidades é a construção de espaços qualificados para que as pessoas façam atividade física”, ressalta o Ministro.


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2574 vezes


Existe 7 comentários para esta publicação
quarta-feira, 10/8/2011 por Everson Matos
Lição de política
O povo deve aprender o seguinte: O prefeito deve ser o responsável de conseguir verbas,de correr atás,como disse a Neusa. A oposição acha que o governo vai escolher qualquer cidade e diz ao prefeito "Vamos fazer tal obra aqui". Pura demagogia
segunda-feira, 8/8/2011 por Maracida
A PRAÇA...
Parabéns a Euclides da Cunha, cada vez ficando melhor!
segunda-feira, 8/8/2011 por Adelson Matias de Amorim
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ta certa
Srª Neusa está certa, o que importa é a praça
domingo, 7/8/2011 por Neusa
Picuinha
Gente!!!Que discussão mais besta é essa? Qual é a importância que tem a origem da verba? E verba não vem por gravidade. Se chegou é porque aprefeita fez projetos, batalhou,correu atrás. Fez o que nenhum prefito anterior fez. Vamos ser justos e par
sábado, 6/8/2011 por Maria Alice
Dinheiro Federal
Tudo bem que é uam obra muito importante mais ela não disse que o dinheiro é federal
sexta-feira, 5/8/2011 por Sebastião
ESSA MULHER...
ENGRAÇADO, OUÇO FALAR TÃO MAL DESSA MULHER QUE QUANDO VEJO UMA OBRA COMO ESSA NÃO ENTENDO MAIS NADA. ALGUEM ESTÁ MENTINDO...
sexta-feira, 5/8/2011 por Neuza_Ananias
PARABÉNS PREFEITA FATIMA
Á PRAÇA NO DOMINGO PELA TARDE: QUANDO O SOL QUENTE QUE ARDE ESTÁ NO ZENITO CELESTE! PRAÇA CENTRAL DA CIDADE: NO MEIO DA TRANQUILIDADE BUSCA GRANDE INSPIRAÇÃO. Á SOMBRA DE UMA ÁRVORE OUÇO PÁSSAROS CANTANDO ENTRE ELES
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.