O panfletário cibernético

terça-feira, 15 de maio de 2012

Admirador de Sergio Porto o famoso Stanislaw Ponte Preta que na década de 60 combatia os políticos brasileiros, ele chamava deputados de depufedes, em sua coluna “Festival de Besteiras que Assola o País”, Johil Camdeab Abreu, cartunista cibernético conhecido nas redes sociais pelo título honorífico de “Panfletário Virtual Ecologicamente Correto Observador Tragicômico do Pacoepa – Pacto Corruptônico que Envergonha o País”, tem seus trabalhos vistos, curtidos e compartilhados.

O panfletário cibernético



Diariamente sua página é visitada por mais de 50.000 membros do movimento nacional dos grupos do facebook de combate à corrupção e impunidade.

Com um humor ácido e irreverente que leva as pessoas do riso à indignação, ele atinge o âmago dos profissionais da política, diante das atitudes que tomam ou são obrigadas a tomar para mascarar situações, manipular, enganar e até mesmo tentar justificar o injustificável, expondo-se ao ridículo das declarações que somente eles consideram plausíveis e convincentes.

Fã de carteirinha do genial Millor Fernandes, humorista, artista plástico, dramaturgo, escritor, tradutor e jornalista, falecido no mês de março próximo passado, quando garoto, Johil Camdeab Abreu gostava das “fotopiadas” da revista “O Cruzeiro”, que consistia em fotos de celebridades nas quais os humoristas da época colocavam textos engraçados.

Já rapaz, anos 70, passou a utilizar esse recurso enviando colaborações para “O Pasquim”, semanário que contestava os generais Presidentes da República durante o período militar, fundado em 1969 por um grupo de jornalistas, intelectuais e cartunistas, justamente em homenagem a Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, que tinha falecido no ano anterior, vitima de infarto, com apenas 45 anos de idade.

Com a chegada do Photoshop, Johil Camdeab, ou simplesmente Abreu, ex-executivo do mercado financeiro e artista plástico nas horas vagas, aprendeu a retocar e acrescentar textos tragicômicos nas fotografias de políticos de um modo geral, expostas livremente na internet, trabalhos que passaram a ser publicados nas colunas de humor das já popularizadas revistas eletrônicas.

De um acervo de mais de 1.000 trabalhos que o artista pretende doar sob a forma de slide-show ao “Museu da Democracia”, que será construído no centro de São Paulo, foram selecionados 260 para compor o livro “POR ISSO PEÇO SEU VOTO, OSPB DEL PM, Organização Social Política Brasileira da Era Lula a Partir do Mensalão” primeiro E-book colorido da História do Brasil, disponível via rede neste mês de maio e 400 para “A PRESIDENTA – PRIMEIRA TEMPORADA”, lançamento nacional na forma tradicional impressa, no dia 24 de junho, dia dos quadrilheiros do Brasil.

Justificando suas charges o artista diz: “o trabalho que realizo mais como uma forma de desabafo, não tem o objetivo de ofender ninguém. As situações criadas são frutos da minha imaginação a partir das fotos que lhe deram origem e têm o único e exclusivo propósito de fazer cócegas no raciocínio dos eleitores brasileiros. Claro que qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas não terá sido mera coincidência, porém as situações somente serão verdadeiras se as pessoas retratadas acharem que são”.    

Material pode ser visto ampliado em:

https://www.facebook.com/johilcamdeab.abreu


Autor: José Hilcério Campos de Abreu
Publicação vista 2941 vezes


Existe 3 comentários para esta publicação
sábado, 2/6/2012 por João Guilherme
AS "M" FALADAS POR LULA!!
É, o governo Dilma deve ficar em alerta total, não é só pela estagnação da economia, bem ou mal o Brasil tem condições de atravessar mais essa crise, até porque o mercado interno brasileiro está muito bem fortalecido. O alerta total que eu me refiro
segunda-feira, 21/5/2012 por gracias
ok
publicarei no meu blog infelizmente não consegui abrir sua page no face abração- estamos juntos
terça-feira, 15/5/2012 por Jose Rychewlly Carvalho
VC É UM HERÓI PARA NOS TODOS
GOSTEI MUITO DE SEUS TRABALHOS E COMO TAL ME INSPIRO EM SEUS ARTIGOS E PUBLICO MUITO DOS SEU ARTIGOS NO FACE, VC ESTA DE PARABÉNS AMIGO DE LUTAS.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
A arte e a morte de Osama
A arte e a morte de Osama
Onde ponho o dinheiro?
Onde ponho o dinheiro?
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.