Um 'avião'... a diesel

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A BMW lançou uma "superbomba" a diesel que acelera do 0 aos 100 km em 4,7 segundos, e consegue conter o consumo a pouco mais de oito litros de gasóleo na cidade. Foi batizado com a designação M550d. E é muito mais do que um topo de linha dos sedãs BMW da série 5. É verdadeiramente o expoente da última tecnologia diesel utilizada na sua classe, apresentando consumos e desempenhos que criam um novo paradigma na indústria automóvel. Estilo clássico que se contrapõe ao “estilismo” dos asiáticos.

Um 'avião'... a diesel



Mesmo quem julga que conhece bem as potencialidades das motorizações diesel, consegue ser surpreendido com o desempenho do novo BMW M550d. O seu motor de 6 cilindros diesel de três litros, dotado de um turbo compressor com três estágios - um "tri turbo" - dá-lhe uma elevada potência que torna este carro num verdadeiro esportivo.


Mas a sua eficiência de funcionamento é levada ao extremo pela excelente resposta da caixa automática de 8 velocidades, pela afinação do seu chassis e pela gestão da motorização XDrive, que gere e reparte a potência entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro, assegurando uma excelente motricidade.



Solução explosiva -
A conjugação de todas estas tecnologias resulta numa solução global verdadeiramente explosiva. Não é por acaso que este carro é um fruto da engenharia da divisão "M Performance" da BMW, que cria automóveis com características marcadamente esportivas, embora menos agressivos que os seus "irmãos" com motores a gasolina, como são os casos dos sedãs M5, do pequenoM3 e do ultra ágil M1 Cupê.


Apesar de implicar um "cheque" elevado, quem comprar este M550d gasta menos *30 mil euros do que pagaria pelo M5, sendo certo que o preço base do M550d, que ascende a 107 mil euros, é facilmente majorado com os extras disponíveis - como é o caso deste cujo preço ultrapassa os 122 mil euros.



A aceleração do M550d confirma o seu caráter esportivo. Faz do 0 aos 100 km/hora em 4,7 segundos. É certo que o seu "irmão" M5 a gasolina tem um desempenho mais agressivo, fazendo apenas 4,4 segundos para chegar aos 100 Km/hora, mas a verdade é que o M5 dispõe de um motor de 8 cilindros e debita 560 cavalos, cujo consumo nada tem a ver com as média moderadas que se conseguem fazer com o M550d.

Consumos "contidos" - Testes não conseguiram registar as médias anunciadas pela BMW, que apontam para apenas 6,3 litros de Diesel a cada 100 km percorridos em circulação combinada (cidade e estrada).

A melhor média registada não baixou dos 6,8 litros em estrada, o que exige que o condutor não puxe pelo carro, circule com um regime de motor entre as 1200 e as 1800 rotações, e alivie sempre o acelerador nas descidas. Em circulação mista, o melhor registo de consumo aponta para 7,2 litros.

Para os fanáticos em baixos consumos, o modo de circulação Eco permite melhorar os consumos, dando indicações de condução que otimizam os consumos.

Condução esportiva dispara consumo - No entanto, para uma condução esportiva, em que se abuse da caixa automática em modo esportivo ou mesmo em modo manual, com acelerações vigorosas, o M550d ultrapassa facilmente consumo de dos 10 litros a cada 100 km.

No entanto, muito poucos carros com 381 cavalos conseguirão apresentar consumos semelhantes. Até prova em contrário, o M550d é o diesel de produção em série mais potente do mundo (debitando 127 cavalos por cada 1000 centímetros cúbicos).

Este carro dispõe do sistema de tração integral xDrive, e de uma inovadora afinação da suspensão, que lhe dão um comportamento irrepreensível nas curvas.

*Preços para o mercado europeu

 

 


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1548 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação


Confira na mesma editoria:
Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid – classe sueca
Volvo V90 T8 Plug-in Hybrid – classe sueca
Novo GLE Cupê SUV da Mercedes e a versão AMG
Novo GLE Cupê SUV da Mercedes e a versão AMG
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.