CARTA AO PAPAI NOEL

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Meu caro Papai Noel! Espero que esta lhe encontre com muita saúde e disposição! Tanta gente lhe escreve por esta época do ano e há tanto tempo, que decidi eu também fazer uso desse meio assim tão simples de pedir presentes. Mais fácil pedir e ganhar que se esforçar por ter! Não sou de conseguir muitas coisas, mas ganho um bocado delas. Acostumei-me a essa generosidade de tal forma que hoje sou consumista também. Quanto mais se tem, mais se quer. E quanto mais se ganha, mais se deseja ganhar.

CARTA AO PAPAI NOEL

Buda, com aquela história de desprendimento e de desapego, andou querendo mudar o rumo das coisas, mas felizmente não conseguiu, porque o mundo continua faminto e entupido de coca zero, batatinhas fritas, sorvetes, gorduras saturadas, cafeína, embutidos, enlatados, açúcar refinado e muito álcool. Abundam academias de um lado e bisturis de outro. Aliás, ninguém escreve para Buda. A gente escreve mesmo é para o Papai Noel, porque o senhor é que é o cara do consumo!

Pois é. O Natal vem aí e eu quero ganhar muitos presentes, exceto alguns. Desses não quero ganhar, não senhor! Porque dão uma trabalheira danada depois, para a gente mantê-los. Nada de presentes gregos, cavalinhos de Troia nem pensar! Elaborei uma lista com todo o cuidado. Espero que o senhor não se descuide de me atender, naturalmente, ainda neste Natal de 2012. Isto, é claro, se o mundo não acabar antes, no dia 21, como dizem os entendidos e os desentendidos.

Engraçado... Algo me diz que o senhor já deve estar pensando que vou lhe pedir coisas como paz, amor e felicidade. Ih! Nada disso. Essas coisas a gente não ganha. Essas coisas a gente só tem sem querer. Quem deseja, não obtém. Essas coisas só ganha quem não precisa delas... Desejar é sinal claro de que não se tem nem se pode ter. Ah! Eu sei que o senhor anda por aí espalhando que traz paz, amor e felicidade para todo mundo, mas isso é porque se escapa do serviço de proteção ao consumidor.

Paz se tem no túmulo. Essa coisa de gente zen, estilo new age, de transcendência... Ih! To fora! Sou mais uma leve agitação básica, um sininho que bate quando se pensa em coisas boas, uma ansiedade leve que deixa os olhos brilhando e o coração um pouquinho mais acelerado... Essa quase paz é a melhor parte. É o segundo antes de se abrir o pacote, é o cheiro de boneca nova da infância, o bocado de quindim um segundo antes de entrar na boca, o cheiro do café na cozinha, o abraço apertado... O prazer da escrita que acontece sozinha, e do e-mail na caixa de entrada com a notícia boa. Paz? Não! Paz assim tipo caixinha vermelha com enfeites de Natal, fitas e cartões é coisa meio artificial, portanto, não me mande este pacote.

Amor? Ah! Esse eu também sei que o senhor não tem para pronta entrega. Até porque a gente sabe que produtos perecíveis desafiam a logística natalina. E nada é mais perecível que o tal do amor, ainda mais este assim... encomendado. Tudo bem que há outros tipos de amor, mas esses que todo mundo tem não são o tal do Amor, aquele escrito com maiúscula. Amor de pai, mãe, filho, irmão, amigo, colega, esposo, esposa, gato, cachorro, papagaio, etc.? Isso todo mundo já tem. Mas o que todo mundo quer, e que muito pouca gente tem, é aquele Amor, aquele de romance, de cinema, aquele que cria os grandes momentos. Aquele que a maioria vive através das histórias dos outros, ainda que seja apenas assistindo a novela das oito que só começa às nove. Bobagem lhe pedir isso. Se o senhor tivesse esse tipo de amor, ficava com ele. Não dava para ninguém. E mais: quem tem, sabe que tem. E não conta nada, não. Não conta para ninguém que tem, que achou. Afinal, é tão evidente...

Sobrou o que, então? Felicidade? Ih... Coisa mais banal. Felicidade a gente encontra até na farmácia! Do Prosac ao Viagra, felicidade é alguma coisa que o capitalismo ensinou a todos, democraticamente. Vivemos num mundo que bate recordes em felicidade. Acho que isso é algo assim tão insipiente hoje que não vale nem o carregamento. É um produto tão oferecido no mercado que nem mesmo a enorme demanda que ocorre dá conta de acabar com essas imensas doses de felicidade. Um porre.

Portanto, da Paz, do Amor e da Felicidade, meu caro Papai Noel, eu estou fora. Ninguém tem isso para oferecer, dar, doar ou vender. Ah... Eu me esqueci da saúde? Ih! Mas desde quando isso é coisa que se peça? Bom, se o senhor puder me dar uns olhos que enxerguem sem óculos, seria legal. Eu tenho também umas partes meio bichadas... Será que dá para repor? Saúde. Pensando bem, é coisa de velho pedir isso, não é? Ih! Chatice. E depois, não fico mal de óculos, não. Até pareço uma intelectual! Os pulmões? Ah! Dão para o gasto. As coisas bichadas? Dr. Leo já tirou e jogou fora. E eu não ia querer repor coisas que não me fazem a menor falta. No mais, o que tenho em matéria de saúde vai dando para o gasto. Se eu tivesse mais saúde do que tenho, talvez acabasse até mesmo doente. Além disso, eu me cuido muito! E como feito um passarinho! Em todo caso, se eu tivesse uns dez centímetros a mais, talvez me sentisse por cima. Seja como for, para isso existem os saltos altos. Com meu metro e meio, não sou assim tão baixinha como dizem. Tem gente, aliás, muito menor que eu, ora!

Bem, Papai Noel... Então, como eu dizia, esta carta é para lhe pedir presentes de Natal, porque todo mundo quer presentes. Tirando então as coisas falsificadas que já lhe disse, sobre o que mesmo a gente falava? Bem, quem sabe... Não me apresse. Preciso pensar com bastante calma. Fiz uma lista, mas não sei onde guardei. Era enorme! Eu devo querer ter muitas coisas, muitas mesmo! Um monte delas, mas... O que é que eu quero de verdade?

Papai Noel! Estranho. Estava certa de que tinha tantas coisas para lhe pedir... Só que agora, escrevendo assim e me examinando com os olhos voltados para dentro, acho que tudo está no lugar. Não que seja perfeito, mas são imperfeições desejáveis. Desafiadoras. Básicas. Convivo com carências de toda sorte, mas nenhuma delas é assim insuprível. Nada que eu mesma não me proponha a remediar. Outras coisas, se não fossem imperfeitas do jeito que são, e exatamente do jeito que são, não me deixariam assim tão encantada por elas. Perfeição é coisa de deus; as coisas dos homens são imperfeitas, e isso as torna únicas, exclusivas, bem nossas.

O que poderia eu pedir-lhe então, Papai Noel?

Não sei. Pensando bem, acho que não preciso nem mesmo do Natal. Já tive natais que chegue, alguns até mesmo com peru e espumante. Hoje estou me dispensando das tais festas. Em todo caso, mande uma bicicleta para São Paulo, entregue na casa do Rogério e diga para ele não curto nada que tenha menos de quatro rodas.

Ah! E se o senhor passar por aqui, e o seu saco estiver muito cheio e pesado demais, pode entrar e descansar um pouco, tomar uma coca zero comigo e até mesmo um café.  Passo um para o senhor, na hora. Com adoçante. Daí a gente conversa.

 



Autor: Maristela Bleggi Tomasini
Publicação vista 1636 vezes


Existe 18 comentários para esta publicação
quinta-feira, 27/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Inspirador, Rogério
Acabo de saber o que escrever para RVB na próxima crônica, Rogério!
quinta-feira, 27/12/2012 por Rogério Centofanti
E vou falar o que?
Não gosta de peixes, mas detonou um linguado inteiro. Não gosta da culinária alemã, mas devorou um einsbein. Encarou até yakisoba feito por um vietnamita na calçada da Av. São João. Falo o que, oras?
quinta-feira, 27/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Quem sabe um dia, Cida!
Por que não? Quem sabe um dia a gente não tome mesmo, virtualmente, um café de verdade. Beijos para você e muitas alegrias!
quinta-feira, 27/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Churrasco grego ainda não, Celso!
Nem a tal buchada de bode. Mas coquinho frito e acarajé vendido na rua eu a-do-ro! Rogério só olha, bem sério. Não fala nada.
quarta-feira, 26/12/2012 por Aparecida Mendes.
Relp Papai Noel...
Olá pessoal, foi só uma brincadeirinha! No texto de Maristela, só tem café e coca zero. Nada de bolo e churrasco. Risos. Obrigada e, um fim de ano maravilhoso para vocês. Tim, tim.
quarta-feira, 26/12/2012 por Celso
Dando corda
Bem Maristela, já que você está dando corda, diga-me, churrasco grego também? rsrsrsr
quarta-feira, 26/12/2012 por Rogério Centofanti
Essa é a Maristela que eu conheço...
Isso mesmo. rsrsrs Maristela. A Cida ainda não respondeu: será que teremos bolo acompanhando o café prometido para quando da visita?
quarta-feira, 26/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Rogério! Só pode!
E ainda faltou bacalhau, tempurá e ainda aqueles outros pratos da Praça da República aos domingos, incluídos os doces...rsrsrs
quarta-feira, 26/12/2012 por Rogério Centofanti
Beija-flor.... Sei...
E desde quando beija-flor se alimenta de Virado a Paulista, Feijoada, Baião de Dois e Carne de Sol, hein? rsrsrsr Hum....... Será que o café da Cida é com bolo?
quarta-feira, 26/12/2012 por Celso
Pô Rogério!
Avestruz? Não conheço a Maristela tão bem como você, mas permita-me discordar; prefiro comaprá-la a uma beija-flor. rsrsrsrs
terça-feira, 25/12/2012 por Rogério Centofanti
Cafezinho?
Oba, Cida. Gostei do convite. Obrigado.
sábado, 22/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Rogério, é claro...
Só podia ser! Eu estava tão contente com o beija-flor que o Celso escolheu... Agora fiquei de avestruz! Mas bah!
sábado, 22/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Oi, Cida!
Pode me esperar para o café! Obrigada por escrever! Beijos para você!
sábado, 22/12/2012 por Rogério Centofanti
Passarinho?
Você come feito passarinho? De onde saiu essa? E desde quando avestruz é passarinho, hein?
sábado, 22/12/2012 por Aparecida Mendes
Carta ao Papai Noel.
Papai Noel passa por aqui e traga: O Editor da Revista (Celso Mathias), Maristela, Rogério, enfim todos!!!!!!! para tomar um cafezinho comigo, ok?
sábado, 22/12/2012 por Maristela Bleggi Tomasini
Arlete, querida!
Obrigada pela visita! Espero que ele passe para tomar café com cada uma de nós! Beijos!
sexta-feira, 21/12/2012 por Aparecida Mendes
CARTA AO PAPAI NOEL
Amei, amei! Maristela querida. Que facilidade você transmite esta carta tão engraçada e tão verdadeira. Ex.: Perfeição é coisa de Deus; paz só no túmulo. Rsrsrs. Fantástico texto!! Beijo Cida.
sexta-feira, 21/12/2012 por Arlete Teixeira
Uma visita do Papai Noel!
Amei esse texto. É a cara da Maristela e de todas as "maristelas", "arletes" "marias" enfim, mulheres do dia, mulheres da luz, mulhers pés no chão. Parabéns e Feliz Natal Maristela.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Solidão incomoda
Solidão incomoda
Imaginação
Imaginação
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.