
dinâmicas. A secção lateral da carroçaria tem um único componente,
eliminando a necessidade de vários painéis e juntas. No tejadilho, existem duas
opções de acabamento, uma de alumínio e outra em vidro panorâmico. O perfil
traseiro do F-TYPE Cupê tem um spoiler traseiro ativo incorporado (que se eleva
de forma automática aos 110 km/h), e a tampa da bagageira é envolvida por
farolins de tecnologia LED.
A grelha dianteira tem uma ‘guelra de tubarão’ incorporada em ambos os lados, que percorre o farol e é realçada pelas luzes LED diurnas. A aba dos para-lamas é robusta, de forma a destacar a tração traseira do veículo. Já a silhueta é ininterrupta, realçando o perfil afilado do habitáculo. O gráfico da janela lateral é acabado em alumínio brilhante. Outro fato a destacar é a falta dos pilares B, que não comprometeu o design elegante da Jaguar. As rodas do F-TYPE Cupê são de 18 polegadas.
Bancos esportivos de ajuste eletrônico
No seu interior, o F-TYPE Cupê tem o habitáculo orientado para o condutor, e na versão R usa bancos esportivos com apoios laterais de ajuste elétrico. O painel de instrumentos, apoio de braços e outras partes são acabados em couro, e pode optar-se pelo forro do teto em couro ou Suedecloth. O cliente pode optar por três sistemas de som, com 10 ou 12 alto falantes, e o melhor de todos, o Trifield, pretende dar o ambiente de uma sala de concertos ao carro.
Para controlar de forma segura os 550 cv de potência,
as suspensões do veículo têm u
ma calibração específica, conjugadas com várias
tecnologias como o Diferencial Ativo Eletrônico e a Vetorização do Binário através da frenagem – uma novidade na Jaguar. A resposta do F-TYPE Cupê é ainda
mais melhorada através do Sistema Adaptativo e o Modo Dinâmico Configurável da
suspensão esportiva. A frenagem pode ser assegurada, como opção nas variantes R
e S, por freios cerâmicos em carbono, muito resistentes à fadiga.
Caixa de velocidades Jaguar Quickshift
A caixa de velocidades de todas as versões é a Jaguar Quickshift de oito velocidades, que pode ser controlada integralmente de forma sequencial, através de uma alavanca central ou das patilhas no volante. O F-TYPE Cupê chega para complementar a gama atual do F-TYPE Convertible, que inclui motores V6 340 CV, V6 380 cv e V8 S de 495 cv.
Motores potentes V6 ou V8
Ao nível de propulsor, o F-TYPE Cupê está equipado com um V6 3.0 l sobrealimentado, que atinge 340 cv de potência e 450 Nm de binário, o que resulta numa velocidade máxima limitada eletronicamente de 260 km/h. Já o S Cupê propõe um bloco V6 3.0 l sobrealimentado a gasolina, que debita uma potência de 380 cv e 460 Nm, limitando a velocidade eletronicamente aos 275 km/h. Todos os veículos da gama F-TYPE dispõem de um sistema Inteligente Stop/Start, que desliga o motor de forma automática quando a viatura está imobilizada e o condutor mantém o pé no freio. Assim que o freio deixa de ser premido, o motor é novamente ligado ainda antes de o condutor colocar o pé no acelerador.
Já o F-TYPE R Cupê dispõe de um potente motor V8 de 5.0
l, sobrealimentado, debitando uma potência de 550 cv
e 680 Nm de binário. Este
permite uma velocidade máxima de 300 km/h (limitada eletronicamente), demorando
apenas 4,2 segundos do 0 aos 100 km/h. Este tem uma injeção direta com
pulverização direcionada. O R Cupê é, de resto, o topo de linha entre as três
versões desta ‘família’.
Características:
Transmissão – automática, oito velocidades quickshift
Tempo 0-100 km/h em segundos: 5,3 (F-TYPE Cupê), 4,9 (F-TYPE S Cupê), 4,2 (F-TYPE R Cupê).
Velocidade máxima limitada eletronicamente: 260 km/h (F-TYPE Cupê), 275 km/h (F-TYPE S Cupê), 300 km/h (F-TYPE R Cupê).
Potência maxima: 340 cv (F-TYPE Coupe), 380 cv (F-TYPE S Coupe), 550 cv (F-TYPE R Coupe)
Binário máximo: 450 Nm (F-TYPE Coupe), 460 Nm (F-TYPE S Coupe), 680 Nm (F-TYPE R Coupe)
Consumo combinado: 8,8 l/100 km (F-TYPE Coupe), 9,1 l/100 km (F-TYPE S Coupe), 11,1 l/100 km (F-TYPE R Coupe)
Emissões de dióxido de carbono: 205 g/km (F-TYPE Cupê),
213 g/km (F-TYPE S Cupê), 259 g/km (F-TYPE R Cupê).
No Brasil, a Jaguar comercializa desde agosto a versão conversível – com preços que vão de R$ 419,9 mil a R$ 559,9 mil. O F-Type Cupê é esperado no mercado brasileiro no próximo ano.