Serviços de baby-sitting, instrutor de yoga, hidromassagem e SPA? O Hotelicoptero também tem sala de jogos para distrair os passageiros-hóspedes.
Um antigo helicóptero russo foi recuperado e transformado num enorme e luxuoso hotel voador. Não parece difícil de acreditar nos tempos que correm em que a tecnologia nos habituou a verdadeiros prodígios. Porém essa mesma tecnologia dispõe também dos meios para nos iludir e o Hotelicoptero é uma mera realidade virtual. Verdade ou ilusão, qual é a diferença aos nossos olhos?
Recentemente uma notícia correu a internet e
difundiu-se com a velocidade que só ali é possível: em poucos dias uma série de
sites de referência, blogs, redes sociais e correntes de mail anunciavam a
inauguração breve de um fantástico hotel voador montado num antigo helicóptero
russo. Imagens e filmes ilustravam a notícia e faziam pasmar os mais
incrédulos. Podiam até fazer reservas em www.hotelicopter.com. E se tudo não
passasse uma fraude?
Seria muito interessantíssimo esse ‘Hotelicoptero’ se não fosse apenas uma, digamos, fraude montada por uma empresa de turismo. Na verdade, uma genial campanha publicitária!
Foi o que aconteceu. A internet tem destas coisas. O Hotelicoptero
não passou de uma bem sucedida ação publicitária mascarada de mentira do
primeiro de Abril montada pela empresa turística Yotel. Tudo foi pensado com
inteligência e ao pormenor de modo a tornar credível o acontecimento. Primeiro
a notícia foi posta a circular por um anónimo. Era acompanhada de explicações
detalhadas acerca da tecnologia subjacente, incluindo o facto de o antigo
helicóptero russo ter demorado cinco anos a ser transformado.
Mais alguns dados técnicos, dimensões, datas de
lançamento e um conjunto de imagens mostrando o aparelho, os luxuosos quartos
no seu interior e ainda um vídeo completavam a campanha, onde não faltava um
site (repleto de publicidade, note-se) onde era possível fazer a reserva de um
quarto para o voo inaugural. Muito convincente e muitos se convenceram. A
notícia espalhou-se pela internet com a rapidez de um vírus. Este é, aliás, o
tipo de assunto que colhe um interesse generalizado junto da maioria dos
internautas.