Clairet; entre vinho tinto e vinho rosé

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Por acaso você sabe o que é um vinho Clairet? - Os Bordeaux clairets são vinhos leves, gourmet, cheios de frescura e muito aromáticos. Eles estão localizados entre os vinhos tintos e rosés.O Clairet não começou ontem e, como muitos vinhos de Bordeaux, eles têm uma forte penetração entre os ingleses. Imagine a sua velha tia britânica, entre dois gins tônico, pronunciar o nome deste vinho: "Clèrouette". É bem certo, porque o nome "Claret" é um legado britânico.

Clairet; entre vinho tinto e vinho rosé

Por causa de sua cor vermelha, o Inglês chamou-o "French Claret" ou o "vinho francês claro", ou o "vinho tinto francês".

Mas então, qual é a diferença entre o Rosé e o Clairet?

Rosé e Clairet são ambos derivados da fermentação de uvas tintas, geralmente Merlot para proporcionar sabores máximos de fruto. Sementes de uva são prensadas, e este é o lugar onde tudo acontece: o suco mais macerados para Clariet, então temos um mais colorido suco (devido às antocianinas da pele das uvas) e às vezes um sabor mais forte, frutado e delicioso, realmente muito próximo ao que é chamado de tinto "light".

E nós amamos esses tintos frescos, geralmente menos ácidos do que os rosés e muito fáceis de beber!


Obviamente é no terraço, se possível com os pés na água da piscina que você aproveita o melhor do Clariet, esse vinho intenso com nuances de morango, groselha e grenadine, com muito frescor, leveza aveludada e um pouco tânico. Tudo que amamos para apreciar um bom vinho!

No final dos acepipes e papos na varanda, você pode continuar com o Clairet para acompanhar o jantar e, havendo ainda vinho na garrafa ao final do aperitivo, abra uma segunda garrafa. A grande vantagem de Clariet é que ele combina perfeitamente com pratos considerados difíceis para harmonizar. Por exemplo, saladas, carnes grelhadas com especiarias e churrascos com molho campanha.


Clairet la Bretonniere disponível para venda por apenas R$ 125,00 – 75 99370237


Mas o Clariet não é só uma bebida sazonal de inverno. Você pode muito bem bebê-lo no inverno acompanhando sushis ou pratos asiáticos com curry e leite de coco.

Ao contrário do que alguns alardeiam, os clairets não são vinhos tintos velhos que ninguém quer. De modo nenhum! O legítimo Clariet é uma bebida rara, relativamente difícil de encontrar no exterior, ou até mesmo na França onde é produzido.

O Clairet sobreviveu aos séculos para se firmar como vinho único. A sua produção é agora confidencial. Bem ... por assim dizer. Certamente que representa apenas 1% da produção de Bordeaux, o que significa algo como cinco milhões de garrafas.

É um vinho para quem tem “Savoir faire”!


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2175 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.