Dicas para quem está começando a gostar de vinhos

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Beber vinho é um prazer muito saudável. Mas quem está começando a se aprofundar ou até mesmo para fãs antigos da bebida pode, eventualmente, surgir alguma dúvida de como fazer para obter o melhor do sabor, aromas e sensações da bebida. Servir o vinho com temperatura inadequada, usar taças inapropriadas ou acompanhá-lo com alimentos que não combinam são erros cometidos com frequência. Aí estão algumas dicas; confira!

Dicas para quem está começando a gostar de vinhos


1. Encher demais a taça.
Não é porque algumas taças são grandes e comportam bastante líquido que devemos colocar toda a garrafa de vinho dentro delas. A taça fica pesada, a aparência fica ruim e torna difícil apreciar o vinho. Sirva a quantidade certa da bebida, o que permitirá girar a taça com tranquilidade para degustar o vinho com mais prazer e qualidade.


2. Segurar a taça pelo bojo.
Segure sua taça sempre pela haste, e não pelo bojo (ou fundo). A taça de vinho tem uma longa haste por essa razão. Quando você segura a taça de vinho pelo bojo (fundo), o calor de sua mão aquece o vinho, prejudicando a temperatura correta de serviço.

Cada bebida tem um jeito correto para segurar a taça


3. Comprar um vinho apenas por conta do rótulo.
Regra simples: não julgue o livro pela capa. Em outras palavras, não compre vinho p
elo seu rótulo. Às vezes, rótulos simples (e até pouco atrativos) estampam garrafas de vinhos maravilhosos; outras vezes, um rótulo lindo orna um vinho pouco interessante.

4. Tomar sempre o mesmo vinho.
Não se deve ficar preso a apenas um tipo de vinho, ou a variedades específicas, ou ainda a somente algumas regiões. Há uma infinidade de vinhos, decorrente de milhares de diferentes regiões e castas. Boa parte do prazer que o vinho proporciona advém de suas infinitas possibilidades. Sempre há algo novo e interessante a explorar e desfrutar.

Entregue-se à diversidade!


5. Ficar excessivamente preso às regras clássicas de harmonização.
Existem algumas regras tradicionais para a harmonização entre o vinho e a comida: vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com frutos do mar. Essas diretrizes são importantes, mas não são regras absolutas. Por isso, não devemos nos ater sempre a essas regras. Como dito acima, há muita alegria na busca por novos vinhos, buscando novas ocasiões para apreciar esta bebida fantástica, especialmente promovendo harmonizações que realçam as qualidades tanto do vinho como da comida. Portanto, o que mais vale é o seu paladar: se você gosta de beber tintos potentes com carnes leves, então que assim seja.

6. Beber muito rápido.
Este pecado todos nós cometemos. Por ser tão bom, às vezes nos esquecemos de dar ao vinho o tempo que ele necessita para crescer, seja na garrafa, seja na taça. Além disso, às vezes não dedicamos ao vinho o estudo que ele merece. Qual é o produtor? De onde é? O que está acontecendo com esta variedade de uva? O que eu gosto e o que eu não gosto neste vinho? O que eu estou degustando? Estas perguntas podem nos ajudar a aprender mais sobre o vinho, aproveitar mais a longo prazo e aprimorar nossos conhecimentos. Diminua a velocidade e aprenda mais sobre o vinho: não beba rápido demais.

7. Analisar o vinho no primeiro gole.
O primeiro pequeno gole de vinho que o sommelier (ou o garçom, ou você mesmo) coloca na sua taça, antes de servir o resto da mesa, serve para se certificar de que a bebida está boa; por isso, espera-se que esse procedimento seja relativamente rápido. Muitas pessoas pensam que esse momento se destina a uma análise detida e demorada do vinho, uma verdadeira degustação, com comentários sobre suas qualidades. Porém, não é este o propósito do primeiro gole servido. O que se pretende é apenas saber se o vinho está adequado (ou seja, se há alguma falha, como problemas na rolha ou outro defeito manifestamente perceptível). Uma inalação atenta e um gole rápido são suficientes para tal propósito. Não sendo notado qualqu
er defeito evidente, deve-se dar a aprovação a quem serve o vinho para prosseguir no serviço do restante da mesa. Então, você poderá degustar o vinho com seus convivas, demorada e profundamente, como merece um belo vinho.





Autor: Byagn/Agpress
Publicação vista 3146 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.