PERDEU, PT!

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O palavreado é vulgar. Coisa de assaltante que se dirige à vítima dizendo: “Perdeu, playboy”. Isso mesmo, coisa de partido que assaltou os cofres públicos depois de passar tanto tempo afirmando: Não roubar e não deixar roubar”! Pois, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, o PT foi punido pelo povo que enganou por quase vinte anos. São Paulo coroou essa reação do eleitor aos maus políticos, principalmente, os do PT. Até a Marta Suplicy, uma ex petista, terminou fragorosamente derrotada, mesmo estando atualmente no PMDB. Ficou sem os votos do atual partido e sem os do PT; perdeu a identidade! Coisa semelhante, aconteceu na longínqua Euclides da Cunha, sertão baiano. O fenômeno se repetiu com o candidato a vereador, Pequinho Abreu!

PERDEU, PT!

E não foi só o PT que perdeu. Seus aliados foram todos a reboque, Em Euclides da Cunha, por exemplo, Luciano Pinheiro, um engenheiro civil de apenas 33 anos com passagem de 04 anos pela Câmara de Vereadores, e uma atividade de quase dez anos visando a prefeitura local, derrotou de uma só vez o, diga-se de passagem, inexpressivo deputado Adolfo Menezes, o poderoso deputado federal, José Nunes Soares - nem sempre bem avaliado pelo seu desempenho na Câmara dos Deputados – sua mulher, a prefeita Fátima Nunes e seu vice-prefeito, Vaval Damasceno, candidato do grupo à sua sucessão, o senador Otto Alencar e ainda o próprio governador Rui Costa-PT, todos aliados do PT, sendo que os dois parlamentares derrotados, votaram e defenderam abertamente a permanência da ex-presidente Dilma Rousseff.

O senador Otto Alencar e o governador Rui Costa, nos últimos 30 dias, vieram a Euclides da Cunha, pelo menos cinco vezes. Avenidas foram asfaltadas, obras foram inauguradas e outras iniciadas, as ruas foram limpas e sinalizadas. Nunca se viu tanta atividade no município que é o 38º mais importante da Bahia! Resultado: o engenheiro Luciano, apoiado discretamente pelo deputado federal Félix Mendonça, pelo deputado estadual Luciano Simões e, trazendo um vídeo onde o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, ressalta as qualidades do candidato e promete uma futura parceria para o bem da Bahia, venceu as eleições com 51.90% dos votos, configurando uma espécie de vitória de David sobre Golias e sinalizando claramente que ACM Neto, reeleito prefeito de Salvador com mais de 70% dos votos, é candidatíssimo ao governo da Bahia em 2018.

Já em Euclides da Cunha, o massacre das urnas sobre a atual administração, não tem precedentes. Uma competente agência de publicidade contratada a peso de ouro, não consegui proporcionar o menor alento aos atuais donos do poder no município. Além de eleger a minoria dos vereadores, o sobrinho do casal deputado/prefeita, não conseguiu se reeleger para a Câmara de Vereadores. O mesmo destino teve o atuante vereador Pequinho Abreu, petista que calcou sua carreira na ferrenha oposição aos então membros tradicionais do Democratas, deputado José Nunes e prefeita Fátima Nunes. Pequinho e o PT local, fizeram uma aliança com os mandatários hoje alojados no PSD. Não deu certo; o passado de mútuas agressões pesou bastante na decisão do eleitor que optou por alianças mais plausíveis! Após duas décadas de ferrenha oposição aos Nunes, Pequinho pode ter perdido as eleições exatamente, por ter se aliado aos antigos adversários. Pode estar fechando melancolicamente, uma carreira política que já foi elogiada e votada por muita gente.

A mudança nas regras de financiamento, os resultados da Operação Lava Jato, a descrença da população nos chamados políticos profissionais, como o deputado federal José Nunes, um bem-sucedido empresário que reduziu drasticamente as suas atividades empresariais para dedicar-se exclusivamente à política, colocando no mesmo caminho a mulher, duas vezes prefeita de Euclides da Cunha e os filhos, atualmente  estagiários nas campanhas, parece ser um modelo esgotado para o qual a população abriu os olhos. O deputado natural de Pernambuco, radicado na Bahia, notadamente em Euclides da Cunha, criou e sepultou nos últimos trinta anos, todas as lideranças do município. Por falta de uma criada por ele, Luciano Pinheiro, o David de 1.90 e 130kg é, no momento, o mais importante líder político da região. Se souber administrar esse patrimônio e ajudar a desenvolver novas lideranças, pode estar começando a sepultar a carreira política do deputado que os adversários apelidaram de coroné Saruê!


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2266 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.