5 dicas de vinhos para harmonizar com carnes

segunda-feira, 31 de julho de 2017

O vinho, sem acompanhamento nenhum, já é uma delícia. Mas uma das coisas mais interessantes e saborosas de se fazer é harmonizá-lo com o prato certo. Essa combinação entre vinho e comida é feita desde muitos séculos atrás e, normalmente, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado deve ser o vinho.

5 dicas de vinhos para harmonizar com carnes

Com tantas opções de vinhos e tantas regras, qual é o vinho ideal para se tomar com carnes vermelhas? É preciso levar em conta não só o modo de preparo das carnes, mas também os temperos utilizados. A harmonização mais comum para carnes vermelhas é o vinho tinto, mas o importante é buscar um equilíbrio entre eles. Confira 5 dicas de tipos de vinhos para harmonizar com carnes! Acompanhe.



1.Pinot Noir

É uma uva muito comum na região da Borgonha, na França.  Ela tem um sabor intenso que combina com filé bem passado, embutidos como: salames, salsichas e presuntos com teor de gordura mais altos. Carnes com molho de cogumelo ou creme de leite também são uma ótima pedida.



2.Malbec

Muito comum na Argentina, o Malbec é uma uva fina e tinta, perfeita para combinar com carnes próximas ao osso (costelas), churrasco em geral, carne de cordeiro e carnes grelhadas com sabor mais forte.







3.Cabernet Sauvignon

É uma uva muito comum na região de Bordeaux, fácil de cultivar e se adapta em quase todas as regiões, não é de se espantar que é conhecida como "Rainha das uvas". É ideal para harmonizar com carnes de caça, carne de cordeiro, contrafilé, carnes para churrasco em geral, carnes próximas ao osso, carnes com sabores mais fortes e carnes com molho vermelho.



4.Carménère

É uma uva emblemática do Chile e produz vinhos excelentes com um sabor marcante. É perfeito para combinar com carnes vermelhas magras, cordeiro, e carnes de caça, como carne de javali.

5.Merlot

É a terceira uva mais cultivada na França e uma das mais cultivadas no mundo. Tem um sabor leve e sedoso, ideal para combinar com carnes bem passadas, salames, hambúrgueres, carne assada e carnes com molho de frutas.

As dicas não são, necessariamente, uma regra. São apenas um direcionamento que trazem uma harmonização agradável ao paladar. Tome cuidado também com o sal, assim você aproveitará melhor o sabor do seu prato!

O que achou das dicas? Já experimentou algum desses vinhos com esses pratos? Tem mais alguma dica de harmonização? Conte para a gente!


Autor: Byagn/Agpress
Publicação vista 1257 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.