Qual a diferença entre enólogo enófilo e sommelier?

sábado, 14 de julho de 2018

No universo do vinho, é comum escutarmos os termos “Enólogo”, “Enófilo” e “Sommelier”. Com tantas expressões, é normal ficarmos confusos, não é mesmo? Seja enólogo, enófilo ou sommelier, uma coisa une essas pessoas: a paixão pelo vinho. Entretanto, suas habilidades são bem diferentes. Você sabe o que cada termo representa e suas particularidades? Para não ficar mais em dúvida, fizemos um artigo com a definição para cada um desses termos. Depois de lê-lo, você vai entender melhor cada etapa da produção e consumo de vinhos.

Qual a diferença entre enólogo enófilo e sommelier?

 

Antes de começarmos, vale explicar que “Enologia” é uma palavra de origem grega. Ela é formada pelo radical eno que significa vinho e o sufixo logia que significa estudo, conhecimento, saber.

Enólogo

O enólogo é o responsável por transformar a uva em vinho e pode ser considerado o pai do vinho - Todo o processo começa com esse profissional, já que ele é responsável por todas as fases de elaboração do vinho.

Esse profissional participa da análise do solo, da escolha de castas e a melhor forma de cultivar as uvas. A definição de técnicas de vinificação e engarrafamento também passa pela mão no enólogo.

O enólogo é responsável pela produção e pós-produção dos vinhos. Ele também define o melhor momento de colocar o vinho no mercado, levando em consideração a safra e características do vinho elaborado. Podemos dizer que o enólogo é responsável pela pré e pós-elaboração do vinho.

Esses profissionais estudam e conhecem profundamente o mundo do vinho. Normalmente, possuem formação em Agronomia e especialização na área.

Em países da Europa, como França e Itália, o curso de Enologia é bem comum nas faculdades e centros de formação. No Brasil, existe apenas um curso de Bacharelado, na Universidade dos Pampas (RS).

Sommelier

O termo Sommelier tem origem francesa e é utilizado para designar o profissional encarregado pelos vinhos e outras bebidas de um restaurante, bares e comércio especializado de bebida.

Os sommeliers têm conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. Eles são responsáveis por todo o processo que envolve as bebidas em um estabelecimento: desde a elaboração da carta de bebidas, compra e recebimento de mercadorias, até o armazenamento e administração da adega.

O sommelier é responsável pela qualidade de bebidas em um estabelecimento - O sommelier também é responsável por atender os clientes, esclarecendo dúvidas e dando informações sobre a bebida que ele está consumindo. Ele checa a temperatura da bebida e pode sugerir harmonizações com refeições.

Para ser um sommelier, é necessário ter mais que amor pela vinicultura.  Além da formação e muito estudo, ele deve se manter sempre atualizado das novidades para atender o estabelecimento que trabalha e os clientes.

Esses profissionais fornecem cursos para a formação de novos sommeliers no mercado. Existe uma gama de cursos oferecidos, para quem se interessar, além de uma Associação destinada à classe profissional.

No Brasil, a profissão ganhou maior destaque em 2011, quando ganhou apoio da legislação. Quem trabalha com a qualidade de bebidas em um restaurante tem direito ao registro profissional como sommelier.

Enófilo

E quem são os enófilos? Somos todos nós, apaixonados por vinho. Para receber essa denominação, não é necessário ter nenhuma formação na área. É preciso apenas apreciar um bom vinho e entender suas peculiaridades.

O enófilo costuma sempre estar se atualizado sobre vinhos para fazer melhores escolhas durante a compra. Normalmente são apreciadores que buscam conhecimento em diversos temas de vinicultura, como harmonizações, história do vinho e uvas utilizadas na produção da bebida.

Para um enófilo, é importante saber sobre as principais características presentes nos vinhos para ter maior autonomia no consumo e compra da bebida. Além de buscar informações em blogs e revistas especializadas, o enófilo pode aumentar seu conhecimento fazendo algum curso com um profissional da área.

O enófilo é um apreciador de vinhos e conhecedor da bebida - Alguns enófilos se aprofundam tanto na história, elaboração e consumo dos vinhos que se tornam formadores de opinião e consultores em vinhos.

 

Conclusão

Resumindo, o enólogo é um profissional que representa a produção de vinhos, enquanto o sommelier está ligado ao consumo de bebidas. Já o enófilo, é o consumidor final e apreciador de vinhos.

 


Autor: Byagn/Agpress
Publicação vista 1113 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.