Château Pape Clément e Clémentin

sábado, 30 de março de 2019

Château Pape Clément é uma prestigiada vinha francesa. A propriedade é anexada ao grupo "Bernard Magrez". Ele está localizado na vinha de Bordeaux, na cidade de Pessac (33600) em Gironde. Produz vinhos brancos e tintos na denominação AOC Pessac-Léognan. A propriedade foi incluída na classificação oficial de Graves de 1953 e 1959 como Graves Cru Classé.

Château Pape Clément e Clémentin


As vinhas da propriedade cobrem uma área de quase 60 hectares. A plantação consiste de Merlot preto (45%), Muscadelle branco (10%), Semillon branco (45%), Petit Verdot preto (3%), Sauvignon branco (45%) e Cabernet Sauvignon preto (50%). A propriedade beneficia de um clima oceânico. A terra operada pelo campo Château Pape Clément consiste principalmente em quantidades escassas, cascalho Pirenaico, areias fulvas Chalosse, de argilas variegadas, grave calcário silicioso asteriated maiores ou menores e (Oligocénico Terceiro período cenozóico), seixos e detritos de conchas. As vinhas da propriedade são cultivadas de acordo com os princípios da viticultura sustentável.

Para a vinificação de suas uvas, a propriedade Château Pape Clément optou pelo método tradicional. Para isso, tanques de aço inoxidável, mas também tanques de concreto são usados ​​de acordo com os vinhos de base. Dependendo dos vinhos desejados se a qualidade da uva e do ano permite, a área faz mostos diretamente undergrowth em balseiros de carvalho cônicas (apenas para Cabernet Sauvignon).

Château Pape-Clément/Bordeaux - Os arredores da cidade de Bordeaux são o berço do fenomenal boom do vinho de Bordeaux. Foi aqui - nos Graves - que a região ganhou sua reputação, já no século XIV - centenas de anos antes que os comerciantes e produtores holandeses de vinho drenassem os pântanos do Medoc. Na Idade Média, grande parte do Claret - como o Bordeaux vermelho é chamado no Reino Unido - embarcou para Londres e foi cultivada a uma curta distância do Quai de Chartrons, em Bordeaux.

Durante séculos, Graves englobou todos os vinhedos ao sul da fronteira com o Medoc, em uma grande varredura ao redor da cidade de Bordeaux, com exceção das denominações de vinho doce de Sauternes, Cerons e Barsac, que estão aninhadas dentro dos limites das sepulturas, mas são reconhecidos independentemente por causa de seus excelentes vinhos brancos nobres e doces. Mas em 1987, a denominação Pessac-Leognan foi esculpida no extremo norte dos Graves, abrangendo os produtores mais respeitados de Graves. Os quatro principais produtores de Pessac-Leognan são Haut-Brion, La Mission Haut-Brion (ambos em mãos americanas), Laville Haut-Brion e Pape-Clement.

Curiosamente, esses castelos estão dentro dos limites da cidade de Bordeaux e bem dentro do anel viário de Bordeaux. Esta é a área de vinho mais urbana de Bordeaux e talvez em todo o mundo. De fato, os vinhedos de Haut-Brion, La Mission Haut-Brion, Laville Haut-Brion e Pape Clement estão nos subúrbios.

Château Pape Clément - Ter o papa como dono é uma peculiaridade rara que muitos castelos não podem ostentar, especialmente quando ele está pessoalmente envolvido trabalhando na vinha e administrando a propriedade. O interesse pelo vinho era uma característica bem conhecida de Clement V; ele gerenciou sua propriedade usando as técnicas mais avançadas do dia, a saber, o século XIV. (Acredita-se que o cru tenha nascido em sua primeira colheita em 1252).

Essa sensação de incomum e afinidade com as tecnologias de ponta ficou com o Chateau Pape Clement e é compartilhada por Bernard Magrez, seu atual proprietário e diretor. Sua abordagem para a agricultura sustentável inclui arar a terra com a ajuda de dois bois de Gascon, embora geralmente seja feito por cavalos. No lado tecnológico, ele introduziu drones para pesquisar vinhas e coletar dados necessários na colheita. A adição de tinta invisível aos rótulos por meio do sistema Spottag é utilizada para combater a falsificação. A Magrez também lançou o vinho branco Pape Clement no mercado consumidor - antes dele, era apenas para uso privado dos proprietários.

Le Clementin du Pape Clement é um segundo vinho de ambas as cores, elaborado desde 1986 - Desde o início dos anos 80, Bernard Magrez está à frente da propriedade. Em 1985, marca o retorno definitivo à produção de qualidade, impulsionada pelos talentos do consultor enólogo Michel Rolland. As novas adegas de barril foram inauguradas em 2003, seguidas em 2007 pela renovação do tanque com cubas de carvalho. Bernard Magrez se esforça para permitir que o excepcional terroir do Château Pape Clément continue a atravessar os tempos e expressar a finesse que fez a reputação de seus vinhos. É em 2009 que esses esforços serão recompensados com a lendária classificação de 100 pelo crítico Robert Parker para o Château Pape Clément blanc e a mesma nota para o Château Pape Clément rouge no ano seguinte. Graças ao trabalho duro, questionamentos constantes, a aliança de tradição e inovação e um notável terroir, Château Pape Clément, o Grand Cru Classé de Graves continua a surpreender os amantes do vinho todos os anos com qualidade excepcional.

Le Clementin du Pape Clement é uma mistura de 64% Merlot, 35% Cabernet Sauvignon e 1% Cabernet Franc. A vinificação é feita por colheita manual - Manuseamento em cubas de madeira por gravidade - Descarga direta em novos barris por gravidade, sem bombeamento e envelhecido 18 meses em barricas de carvalho francês.

Clémentin de Pape Clément 2015 revela um vestido intenso. O nariz revela notas gulosas de frutas vermelhas e pretas, como cereja, groselha preta e amora. Na boca, descobrimos muita complexidade. Os aromas de frutas e especiarias trazem muita personalidade a esta safra. O acabamento é poderoso e perfeitamente construído.

Robert Parker / The Wine Advocate: Tem um buquê simples, dirigido por frutas, com deliciosas cerejas pretas e frutas cassis; o que você pode chamar de um buquê de agradar a multidão. O paladar é médio, com fruta preta mastigável, acidez moderada, mas faltando apenas um toque de complexidade para o final.

O Clémentin de Pape Clément 2015, custa R$890, menos de 1/3 do Pape Clément 2015 R$2600. Vale a pena!


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 3613 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
10 Dicas para beber como um monge
10 Dicas para beber como um monge
O charme do Rosé
O charme do Rosé
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.