navegando no chrome

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O Google Chrome, o 'browser' (navegador) lançado terça-feira pelo Google em 43 idiomas, conquistou 2,8 por cento de quota de mercado logo no primeiro dia, revela o serviço de estatísticas da Internet Clicky.

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A Clicky (http://getclicky.com/chrome) está atualizando a cada 15 minutos, desde as 20h de terça-feira, a percentagem de utilização dos diferentes browsers no acesso a 45 mil sites.

Hoje às 15 h, apenas 19 horas depois de o Chrome ter sido lançado, o novo 'browser' já era utilizado por 2,8 por cento dos navegadores da net

Com esta quota, o Google Chrome assumiu a quarta posição nos 'browsers' mais utilizados, atrás do Internet Explorer da Microsoft (62,3 por cento), do Firefox da Mozilla (28,6 por cento) e do Safari da Apple (3,6 por cento) e já à frente do Opera (1,5 por cento).

O Google lançou a versão beta (experimental) do seu próprio 'browser' de Internet, e o programa pode ser baixado gratuitamente em www.google.com/chrome, uma página própria que está sendo introduzida no motor de busca Google.

O lançamento do Google Chrome foi anunciado segunda-feira no blog oficial (http://googleblog.blogspot.com) da empresa do mais popular motor de busca na Internet.

O blog disponibiliza também um site (http://www.google.com/googlebooks/chrome/index.html) explicativa do novo browser, em que o Google destaca as diferenças em relação aos restantes, principalmente a possibilidade de navegar por aplicações e não apenas páginas.

No Google Chrome, os separadores funcionam de forma autônoma, pelo que se um bloquear ou não responder não é necessário fechar toda a janela, como acontece nos outros browsers.

O novo navegador promete também ser mais rápido, mais estável e mais seguro, através de uma "interface de utilização limpa, simples e eficiente".

Numa primeira fase, o novo browser apenas poderá ser utilizado em computadores com sistemas operacionais Windows, mas o Google promete para os "próximos meses" versões para Macintosh e Linux.

O Google Chrome surge num mercado dominado há 10 anos pela Microsoft, através do Internet Explorer (IE, atualmente na versão 8.0, também beta), browser que derrotou o anterior líder, Netscape Navigator.

A Mozilla, fundação sem fins lucrativos que tem o Google como principal financiadora, lançou em Junho o Firefox 3, baixado no primeiro dia por oito milhões de utilizadores.

O diretor executivo da Mozilla, John Lilly (foto), já garantiu no seu blog que as relações entre a fundação e o Google não serão afetadas pelo lançamento do novo browser.

John Lilly recordou que as duas entidades renovaram recentemente até Novembro de 2011 o seu acordo econômico, o que permitirá à fundação continuar investindo no Firefox e em outros projetos


Autor: Celso Mathias
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