o fim do cd

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

As grandes editoras de disco mundiais continuam tentando controlar a queda nas vendas de música em suporte 'físico'. Só a compra online, em formatos digitais, aumentou.

o fim do cd


 Cada vez menos consumidores adquirem música em formato 'físico', seja ele o CD, o DVD ou o disco de vinil. Talvez por isso a SanDisk (fabricante de produtos de armazenamento de memória), em conjunto com as quatro maiores editoras mundiais, se prepara para lançar o SlotMusic.

O novo produto é um cartão de memória micro SD, de um gigabyte, pré-carregado com o álbum que pretende adquirir. A música, segundo a SanDisk, será disponibilizada num formato de alta qualidade (MP3 a 320 kilobytes por segundo) que poderá ser tocado virtualmente em qualquer computador com ligação USB, em leitores de MP3 e em grande parte dos telefones celulares

Cada cartão inclui também um adaptador USB e pode trazer extras como as letras das músicas, vídeos ou conteúdo criativo escolhido pelos artistas. A música será comercializada sem DRM (digital rights management), podendo, por isso, ser copiada livremente. Para começar a ouvir a música, tem apenas de introduzir o cartão no dispositivo escolhido (computador, leitor de MP3 ou celular), sem necessidade de efetuar 'downloads' ou escrever qualquer palavra-chave

A Sony BMG, a Warner Music, a Universal e a EMI são as empresas que apóiam este novo suporte. Prevê-se que o SlotMusic comece a ser vendido em meados de Outubro, nos Estados Unidos. Para já estão previstos 29 lançamentos de artistas como Rihanna, New Kids on the Block, Leona Lewis ou Elvis Presley, entre outros.
Uma vantagem deste formato é que o cartão micro SD (que vai incluir os álbuns) pode ser utilizado também para guardar outros dados que o usuário escolher.

 

 


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1660 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
“Combate às fake news”: ética ou espetáculo?
“Combate às fake news”: ética ou espetáculo?
Swissleaks: como o HSBC lavou o dinheiro sujo do mundo
Swissleaks: como o HSBC lavou o dinheiro sujo do mundo
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.