Juro! sou contra os juros

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

“A taxa de juros no Brasil é um caso de curiosidade mundial... É uma política para lá de equivocada, para não dizer irresponsável... No futuro, os estudantes vão fazer tese de mestrado e doutorado para poder entender como um país pode ter ido tão contra a corrente no enfrentamento da crise". Estas declarações são de José Serra já em campanha pela Presidência da Republica em 2010.

Juro! sou contra os juros


Já o Presidente Lula, sobre o mesmo assunto, apoiando Dilma Rousseff (olha como ela está gatinha) para o mesmo posto: “As taxas de juros no país precisam ser adequadas ao momento histórico pelo qual passa a economia brasileira”.

Agora palavras do Presidente Nacional da Central Sindical (será que ele vai apoiar Serra ou Dilma?): “Só a redução dos juros não basta. A CUT vai propor medidas para a queda dos juros cobrados pelos bancos e para uma melhor distribuição do crédito já disponível no mercado”.

Agora vejam a indignação do ex-deputado José Dirceu, o mesmo do “mensalão”: “Existe negócio mais rentável e seguro do que banco no Brasil? Isso sem contar que quando quebram, para afastar o pior, para evitar um colapso do sistema econômico, o governo os salva com os PROER da vida, ou a nacionalização pura e simples - para depois privatizar de novo... Na crise, perdem mesmo as empresas e os trabalhadores, as famílias e o país. Os bancos não perdem nunca. Jamais”.

Reforçando a tese de todos os outros, vejam o que diz o ministro Mantega: “O Brasil continua praticando as maiores taxas de juros do mundo... Eu acho que essa política dos bancos é totalmente equivocada... É claro que leva a lucros elevados mas, depois é um tiro no pé, porque se o cidadão ficar inadimplente, ele não vai pagar".

Êita nóis!. Campanha política é um barato!. Todo mundo tentando capitalizar no assunto da moda em defesa dos fracos e oprimidos.

E os banqueiros coitados! O que pensam de tudo isso?

Silenciando ou confirmando que as taxas de juros imputadas a todos consumidores brasileiros são fictícias, irreais e alavancadas através de cálculos e projeções mirabolantes, Roberto Setubal, presidente do Itaú, disse (com um sorriso nos lábios) que os spreads bancários terão dificuldade de serem reduzidos diante da alta da inadimplência no Brasil. Ele afirmou que dados da Serasa apontam tendência preocupante e que nenhum banco vai correr o risco de reduzir os custos de empréstimo nessa situação.

Conclusão simplista do ponto de vista do banqueiro: o responsável pelas absurdas taxas de juros, perfeitamente enquadráveis no “crime de usura, a ser punido, em todas as suas modalidades, nos termos que a lei determina’’ praticadas no Brasil é... (pasmem!)... “nóis” o povo, que não quer pagar as contas em dia. Viram? Êpa! Não é nada disso! Não estou pedindo para vocês se virarem. O que quero dizer è: viram que injustiça?

Ainda bem, que Serra, Lula, Dilma, Dirceu, Presidente da CUT, Ministros e logo, logo, uma infinidade de Deputados e Senadores, não concordam com isso e vão se mobilizar em defesa de “nóis” o povo que vota, correndo o risco inclusive de entrarem na lista negra dos banqueiros perdendo o crédito e os financiamentos de campanhas.

Revoltados e indignados como estão acho até que vão incitar “nóis” o povo que vota a mostrar a força que “nóis” tem, suspendendo os pagamentos dos empréstimos e financiamentos até que todos os contratos sejam renegociados obedecendo esta tal de taxa SELIC, fixada pelo Banco Central através deste tal de COPOM.

Isto se antes o Presidente LULA não nos acudir editando uma Medida Provisória limitando os juros em 12% ao ano conforme previsto no Artigo 192, parágrafo 3º, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Aí esses banqueiros, agiotas de coração de pedra, vão ver o que é bom. Vão arder todos no fogo do inferno!

 

 


Autor: Johil Camdeab
Publicação vista 1715 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Bolsonaro pode ser uma espécie de macaco sujo de óleo que tira o carro do buraco
Bolsonaro pode ser uma espécie de macaco sujo de óleo que tira o carro do buraco
O que há de verdade na “Carta Aberta ao senador Renan Calheiros”
O que há de verdade na “Carta Aberta ao senador Renan Calheiros”
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.