Você sabe o que é um SUV?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Crossover define um carro que nem é um Off-Road propriamente dito nem é uma Perua (ou stationwagon). É um meio termo que reúne o melhor de um tipo e outro num mesmo carro. É o que a Cadillac promete no seu recém lançado SRX Vamos ver o que ela tem a oferecer.

Você sabe o que é um SUV?




De cara o visual é impactante. O carro é alto, tem 1,66m de altura. Mede 4,83m de comprimento por 1,91 m de largura. Grande? O Cadillac SRX tem medidas equivalentes às de uma Chevrolet Captiva. A identidade visual adotada pela Cadillac com os faróis dispostos verticalmente avançando nas extremidades do capô dão a impressão de que a frente é bem mais alta do que realmente é. Os ângulos retos são marcantes na dianteira cheia de vincos, a grade cromada é a peça mais carregada dessa característica. Tudo nela é é bem generoso, até o novo brasão da marca tem um tamanho considerável. A pesar de tudo isso a SRX ficou com a frente muito parecida com a dos sedãs da marca. Um efeito que a BMW conseguiu com as séries X que lembram os seus sedãs 3 e 5.

A lateral do Cadillac SRX é mais discreta. Nessa parte ele se mostra um carro da GM em todos os aspectos, lembra muito a Captiva. Mas não é. O acabamento é mais luxuoso com apliques cromados discretos nos contornos das janelas e nas maçanetas. Saídas de ar laterais têm apliques de alumínio e a partir delas se estendem vincos que cobrem toda a lateral do carro até chegar à traseira. No teto estão as alças para bagagem, em alumínio. As rodas de 18 polegadas em alumínio são muito bonitas e têm um destaque proporcional ao seu tamanho. A traseira é bem simples. As lanternas são dispostas verticalmente, há um spoiler na parte superior da porta traseira e o vidro traseiro tem um formato pontiagudo na parte inferior lembrando o formato da grade dianteira. A placa de identificação tem um nicho discreto com um aplique de alumínio na parte superior. O para-choque é liso, sem detalhes e abaixo dele há 2 saídas de escapamento com ponteiras cromadas e mais nada.

Internamente o revestimento luxuoso em couro é abundante. Existem apliques de madeira no console, no volante e nas portas. O painel com instrumentos bem distribuídos tem um estilo esportivo e sofisticado. O sistema de entretenimento digital conta com uma unidade de disco rígido de alta capacidade para armazenar musicas e vídeos. Há 2 telas de LCD para os ocupantes dos bancos de trás. Sistema de conexão Bluetooth para celulares e tocadores de mp3 está presente. O ar condicionado é digital de 2 zonas de climatização, há 6 air bags e a direção é hidráulica.

A mecânica tem 2 opções de motorização, de transmissão e de tração. O carro pode ter tração integral ou dianteira. Os motores são dianteiros e transversais, V6. Um tem 3 litros de deslocamento e desenvolve 260 cv, 4 válvulas por cilindro e com sistema VVT garantem desempenho e economia condizentes com o tipo do carro. O outro motor é um V¨de 2,8 litros de deslocamento, turbo-alimentado que desenvolve 300 cv. Há 2 transmissões automáticas de 6 velocidades. Uma Hydra-Matic de controle eletrônico e outra Aisin Werner também de controle eletrônico. Ambas as transmissões contam com sistema over-drive. As suspensões são independentes nas 4 rodas e os freios a discos com ABS e ESC (controle de estabilidade) também estão nas 4 rodas. São usados pneus nas medidas P235/65 R18. Opcionalmente existe rodas de 20 polegadas com pneus nas medidas P235/55 R20.

O Cadillac SRX está sendo  fabricado no no México. As vendas nos EUA começaram no início deste ano. Os preços ficam bem próximo dos seus concorrentes: Lexus RX; Acura MDX; BWW X3 e X5. Será que vem para o Brasil? Não. A Cadillac não tem planos para entrar na América Latina. Uma pena. Por ser feito no méxico o Cadillac SRX poderia se beneficiar do acordo entre Brasil e México e chegar com um preço atraente. Assim os luxuosos BMW teriam um  concorrente de peso e preço.


Autor: Adolfo de Castro
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