Falando sério...

domingo, 3 de maio de 2009

No último dia 27 de abril, fora do prazo estabelecido pela Lei, a prefeita Fátima Nunes (DEM), entregou à Câmara de Vereadores um suposto “Programa de Metas” de sua gestão para 2009-2012.Estranhamente o suposto “Programa de Metas” entregue no dia 27 de abril, está datado de 26 de março. Isso nos leva a conclusão de que o suposto Programa já estaria pronto desde o dia 26 de março, e não foi entregue no prazo previsto na Lei (30 de março), ou esse documento foi ante datado.

Falando sério...

Essa última hipótese é grave e pode se constituir em crime de responsabilidade. De fato, quando se trata de documentos públicos, a fixação da data é atribuição legal do gestor municipal, cuja declaração merece fé, e qualquer falsidade nesse sentido, além de grave falta, é caracterizado um crime de responsabilidade.

De acordo com especialistas na área de gestão, o suposto “Programa de Metas” apresentado pela prefeita não atende ao que determina a Lei Orgânica do Município. O que foi apresentado é apenas uma “lista de intenções” da prefeita, reproduzindo basicamente o que constou das suas “promessas” de campanha.

A Lei Orgânica do Município (artigo 60-A) determina que o Programa de Metas “conterá as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativos para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, distritos vilas e povoados, …”. Ou seja, o Programa de Metas deve ser qualitativo e quantitativo. Um verdadeiro Programa de Metas deve demonstrar as necessidades do Município - e não da cidade, como referido na Apresentação da prefeita -, estabelecer as prioridades e definir ações específicas a serem adotadas, fixando o prazo a serem alcançados. A mensuração e a quantificação são fundamentais na elaboração de um Programa de Metas.

O suposto “Programa de Metas” apresentado pela prefeita definitivamente não atende ao exigido pela Lei Orgânica do Município.

Confirmando esse entendimento, na Apresentação do seu suposto “Programa de Metas” a prefeita inicia dizendo: “O Presente Plano de Metas divulga um plano de governo detalhado …”. Contudo, o que foi anexado, conforme nominado por ela própria foi um “Resumo das Metas Prioritárias 2009-2012”. Ao final da Apresentação a própria prefeita reconhece que o documento apresentado é apenas “um conjunto de referências”, ou seja, uma simples lista de boas intenções, nada mais.

Finalmente, estranhei não encontrar na lista resumo da prefeita a construção do anel rodoviário de Euclides da Cunha, o qual recentemente ela anunciou já estar garantido. Estranhei também o fato de já terem decorrido mais de 100 dias da sua administração e ainda não ter sido criado o site da prefeitura para divulgação das contas públicas, conforme consta da suas promessas.

A Lei Orgânica do Município estabelece também que, o Programa de Metas deve ser amplamente divulgado, por meio eletrônico, pela mídia impressa, radiofônica e publicada no Diário Oficial dos Municípios, no dia imediatamente seguinte ao término do prazo já referido (90 dias após a posse). Estabelece ainda que no prazo de 30 dias após a divulgação do Plano de Metas, a prefeita deve promover debate público sobre o Programa mediante audiências públicas gerais, temáticas regionais, inclusive nas vilas, distritos, bairros e povoados.

Temos consciência de que a prefeita está apenas começando sua gestão e acreditamos que ela ainda tenha a oportunidade de corrigir a irregularidades apontadas, pois afinal o que todos queremos é que ela faça o melhor para o nosso Município. A prefeita tem uma grande oportunidade de fazer uma gestão diferente de todas que tivemos nos últimos anos. Ela pode fazer uma gestão moderna em termos de administração pública, transparente, participativa, visando o interesse da coletividade e, sobretudo com total obediência às nossas Leis. É o que todos os filhos e amigos de Euclides da Cunha querem.

 


Autor: Ismael Abreu
Publicação vista 1385 vezes


Existe 11 comentários para esta publicação
quinta-feira, 7/5/2009 por roberto postal
ismael
2)Tentando contribuir para melhorar o lugar onde nasceu e de maneira elegante cobrando da prefeita o cumprimento das suas obrigações. Não desista, meu caro!
quinta-feira, 7/5/2009 por roberto postal
parabéns Ismael
1)Pobre povo que se deixa enganar por políticos espertos e se apaixona ao ponto de criticar com expressões chulas um cidadão sério que fez um artigo sério,estritamente técnico ...
quinta-feira, 7/5/2009 por Hilton Canario
Prevenção
Esses comentário são interessantes, até para evitar uma administração desastrosa como as anteriores.
terça-feira, 5/5/2009 por José Loureiro
COMENTARIO SEM NEXO
GOSTARIA QUE O SR. ISMAEL ABREU, SE PREOCUPASSE EM DAR ENFASE PARA PUNIR AS MAZELAS DA PREFEITA ROSA E NÃO SE PREOCUPAR EM PREJUDICAR UMA COISA QUE PODE DAR CERTO, QUE PODE SER O GOVERNO DA FÁTIMA NUNES. VAMOS DAR UM POUCO DE CREDIBILIDADE A ATUAL.
segunda-feira, 4/5/2009 por Valter
Quantos equivocos
Sinceramente,a maioria dos comentários defendendo os erros da prefeita,parecem surgir de endereços piratas.Não é possível que nessa cidade tenha tão pouca gente lucida
segunda-feira, 4/5/2009 por PEDRO DIAS
E
A FACE SÓ ABRIU AS PORTAS NO ANO ELEITORAL, É POLITICAGEM.
segunda-feira, 4/5/2009 por JOÃO NOVAIS
FALANDO SERIO
O SR. ESMAEL DEVERIA SE ATENTAR A VERDADE DO FOTOS. O PLANO DE METAS FOI ENVIADO A CAMARA EM 16 DE ABRIL, ESMAEL VOCÊ PODERIA OLHAR O INTEIRO DO PLANO DE METAS E NÃO AO RESUMO. VC DEVERIA DIZER QUE A FACE OU A FARÇA HOJE ESTA DE PORTAS FECHADA.
segunda-feira, 4/5/2009 por Dean Weston
Do estrangeiro
Pegue no pé dela!!
segunda-feira, 4/5/2009 por Osvaldo Campos
Ana Maria
Cara Ana, se a professora do seu filho diz que ele não faz o dever de casa, você chama ela de Chata de Galocha? Muito bem Ismael, não podemos ficar indiferente aos erros.
segunda-feira, 4/5/2009 por Leilson Leão
Politicagem?
Fico a me perguntar uma coisa sobre a FACE: Por que eu como um dos primeiros filiados nunca fui convidado a uma reunião?(Houve uma que foi em salvador.Só para bacanas) Quais as reais intenções dos senhores ao criticarem Fatima Nunes? Politica? PMDB?
segunda-feira, 4/5/2009 por Ana Maria
Chato de galocha
Ismael voce já esta se tornando um chato de galocha, deixe Fátima em paz, vamos punir Rosangela, creio que saiba quem é, para não acontecer outra adm desastrosa
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
 De menino pobre a grande pecuarista
De menino pobre a grande pecuarista
Euclides da Cunha terra de ilustres
Euclides da Cunha terra de ilustres
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.