Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 311
Data:
7/8/2002
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1300458 vezes
» Índice
» Editorial
Davi X Golias
» Autos
Segurança, conforto e uma nova arquitetura elétrica são alguns destaques do Citroën C3
» Turismo
Faça como o escritor Paulo Coelho, que realizou seu sonho somente após conhecer Santiago de Compostela
» Turisnotas
Transamérica Ilha de Comandatuba reúne mestres de diversas modalidades na sua Semana Esportiva
» Boca Miuda
Discípulos de Maquiavel
Turismo

Santiago de Compostela Na rota do espirito  
A lenda reza que o apóstolo Tiago, também designado O Evangelista, pregou na Galiza e que, depois da sua morte por decapitação, em Jerusalém, seus restos mortais retornaram ao noroeste da Península Ibérica, de barco, por intermédio dos discípulos Teodoro e Atanásio. A tradição diz também que o jazigo que abrigou os ossos, num bosque em torno da cidade romana de Iria Flavia, foi descoberto há oito séculos, após uma intensa chuva de estrelas que prendeu a atenção do asceta Pelágio. O bispo Teodomiro ordenou as escavações que possibilitaram a descoberta e o rei Afonso III determinou a edificação de um templo que resguardasse as relíquias. Alguns historiadores torcem o nariz diante da fábula, mas o certo é que em redor do mosteiro acabou por nascer um dos mais importantes centros espirituais, culturais e econômicos da Europa. Hoje, além dos milhares de peregrinos, a cidade colhe turistas dos quatro cantos do mundo. A catedral, o ex libris da urbe, agrega elementos do gótico e do barroco.  
Da clarabóia, pende o famoso Botafumeiro, o enorme turíbulo que é agitado durante as celebrações. Museus, centro de artes e vários espaços conventuais perpetuam a vida do espírito e a eterna procura do sonho em Santiago. Foi o escritor Paulo Coelho quem afirmou: “Depois de conhecer Santiago de Compostela, pude realizar o meu sonho.”  
 


Outrora centro cultural e econômico importante, Santiago de Compostela recuperou no século XX a vocação espiritual que a caracterizava na Idade Média

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.