DIONÍSIO;LIVRO E PALESTRA

terça-feira, 1 de junho de 2010

Agora é oficial. O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Euclides da Cunha convida a população euclidense para assistir a palestra “Os três Ioiôs de Euclides da Cunha; Ioiô da Professora, Ioiô Dantas e Ioiô de Hermógenes”, que será proferida pelo pesquisador e historiador José Dionísio Nóbrega no Plenário da Câmara de Vereadores a partir das 19hs de quarta feira dia 02 de junho de 2010.Na oportunidade, será lançado o livro “Euclides da Cunha e o Sertão de Canudos”.

DIONÍSIO;LIVRO E PALESTRA



A capacidade de narrativa é a do Forrest Gump, mas diferente do personagem de Tom Hanks no filme de Zemeckis, Dionísio não conta a sua história, não romanceia. Pesquisa e pesquisa fundo para contar a história de heróis, revelar anônimos cujos antepassados fizeram a gloria desse pedaço de sertão. Dia 02 de junho ele volta a Euclides da Cunha para contar a saga de três importantes personagens que pouca gente sabe, são primos em primeiro grau: Ioiô Dantas, Ioiô da Professora e Ioiô de Hermógenes




Segundo o pesquisador e historiador José Dionísio Nóbrega, “Os três Ioiô’s são primos carnais. O Ioiô da professora é filho de Leolino. O Ioiô de Hermógenes é filho de Hermógenes Manoel dos Santos. O Ioiô Dantas é filho dona Balbina e do capitão Francisco da Silva Dantas. Hermógenes, Balbina e Leolino são irmãos por parte de pai e mãe.

 











Ioiô da Professora nasceu primeiro: 1909. Foi um grande contador de histórias e estórias. Ioiô de Hermógenes veio em seguida, mas dez anos depois. Foi um grande comerciante.

 


Ioiô Dantas já nasceu no ano de 1920. Completou, em dois de maio, 90 anos, daí a razão da homenagem. Além de funcionário público da secretaria da fazenda do Estado, tornou-se político no Município.

Ioiô da Professora ganhou esse nome por causa de sua mãe Erotildes Siqueira, que foi uma grande professora.

 

Ioiô Dantas, para se distinguir de Ioiô de Hermógenes e de Ioiô da Professora, ganhou o sobrenome Dantas do pai, sergipano de Cristinápolis.

 

Ioiô de Hermógenes foi o que teve maior número de filhos. A sua caçulinha é a atual esposa do político e ex-governador Otto Alencar.”

 








O resto dessa história Dionísio promete contar no próximo dia 02 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores de Euclides da Cunha. Espera-se a presença de Ioiô Dantas vivo e saudável e dos inúmeros descendentes dos três. Dos mais simples aos mais importantes.

 


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 3039 vezes


Existe 9 comentários para esta publicação
quarta-feira, 2/6/2010 por ANTONIO XAVIER
valeu muito bom
é isso ai, muito bem dionisio nota 10, que deus ajude que outros eventos sobre a historia de nosso municipio aconteçam.
quarta-feira, 2/6/2010 por VITORIA RODRIGUES
FOI UM SUCESSO
PARABENS FOI OTIMA A PALESTRA, DIONISIO DEMONSTROU CONHECIMENTO PROFUNDO, O PLENARIO DA CAMARA LOTOU E APLAUDIO DE PÉ, PARABENS AOS IDEALIZADORES DO EVENTOS E QUE MUITOS OUTROS ACONTEÇAM. POIS É ENGRANDECEDOR.
quarta-feira, 2/6/2010 por VITORIA RODRIGUES
FOI UM SUCESSO
PARABENS FOI OTIMA A PALESTRA, DIONISIO DEMONSTROU CONHECIMENTO PROFUNDO, O PLENARIO DA CAMARA LOTOU E APLAUDIO DE PÉ, PARABENS AOS IDEALIZADORES DO EVENTOS E QUE MUITOS OUTROS ACONTEÇAM. POIS É ENGRANDECEDOR.
segunda-feira, 31/5/2010 por RITA DE CÁSSIA DE ABREU DANTAS DA SILVA
Excelente Homenagem
- Caro Celso, voce sempre presente em situações importantissimas, parabens e obrigado pela bela infor. Gostaria de saber onde comprar este historico livro depois do evento, pois no dia infelizmente não poderei me fazer presente. Obrigado Rita Danta
quinta-feira, 13/5/2010 por C Miranda
Ioiô extraordinário
Impressionante o descaso dos eucidenses a esse que foi um dos mais competentes e extraordinários homens públicos da região. Só mesmo um cara como esse dionísio para resgata esas figuras e ainda mais nos revelar esses parentescos q acho, nimguem imag
quinta-feira, 13/5/2010 por djalma de jesus
Curiosidades
Danado esse Dionísio Nobrega.Conhecir os tres Senhores.jamais pensei que fossem parentes grande abraço
quinta-feira, 13/5/2010 por VALDEMIR DIAS
ORGULHO EUCLIDENSE
Estarei junto para colaborar com o evento que nos orgulha com a apresentação do 4° filho euclidense nesse evento Dionisio Nobrega.
quinta-feira, 13/5/2010 por VALDEMIR DIAS
FAZER HISTORIA É MARCAR ACONTECIMENTOS
Os fatos historicos de nosso municipio devem fortemente relatados para nossa sociedade desrta forma iremos reconhecer nossas origens, valorizar costumes e tradições e firmar posicionamentos.
quinta-feira, 13/5/2010 por Maria Aparecida Mendes
OS TRÊS IOIÔ`S Euclidenses
Revelações maravilhosas! Sr. Waldemar Ferreira Santos, seu Ioiô como eu o chamava. Alegre e distinto, fez junto com seus 2 outros primos, uma grande história. Seu Ioiô, saudades eternas.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Cadaqés; Dalí viveu, pintou e amou aqui
Cadaqés; Dalí viveu, pintou e amou aqui
No filme de Von Trier, outra visão sobre Ninfomaníaca
No filme de Von Trier, outra visão sobre Ninfomaníaca
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.