Nem anjo nem capeta

quinta-feira, 7 de março de 2013

Só quando o menino Gabriel tinha cerca de seis anos eu vim a conhecê-lo. Segundo filho da minha irmã Amélia com o saudoso Cariri, Gabriel hoje recebe o diploma de bacharel pela Unifacs, uma das mais conceituadas faculdades de direito do Norte/Nordeste. Aguardando apenas os resultados do exame já prestado na OAB, a estrela do menino com nome de anjo e cara de capeta já começa a brilhar e ele, a trilhar um caminho que já foi traçado por antecedentes como os tios avós e o avô materno.

Nem anjo nem capeta

Sim, meus saudosos tios, José Mathias de Almeida falecido aos 65 anos no exercício do cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, hoje dá nome ao Fórum Criminal de Vitória, capital do estado. Não menos brilhante na sua trajetória profissional, Ademar Amorim da Silva, irmão do meu pai, foi oficial da PM paulista e depois advogado; um dos melhores seres humanos que conheci. Meu pai Jaime Amorim da Silva, avô de Gabriel, era vocacionado pelo Direito. Como rábula, foi algumas vezes ao Tribunal do Júri nomeado defensor público de réus carentes. Até hoje quem assistiu a sua atuação derrama-se em elogios.

Fábio Bastos, juiz da 19ª Vara Cível de Salvador onde Gabriel estagiou e que hoje, além de grande amigo, é a sua referência profissional, costuma dizer que de algum lugar aonde o nosso entendimento não alcança os nossos antepassados entre eles a saudosa Noélia Dantas Bastos, a Lelinha, tia avó de Fábio e por toda vida Escrivã dos Feitos Criminais e, portanto, extremamente ligada às coisas do Direito, servem de guia espiritual para ambos.

Do pai, Erisvaldo Santos Silva, o popular Cariri, herdou a irreverência e a inteligência. Cariri, funcionário do Banco do Brasil e figura quase folclórica de Euclides da Cunha teve uma passagem meteórica por esse plano. Morreu aos 37 anos quando Gabriel tinha apenas 03. Deixou muitas saudades, muitas histórias e um milhão de amigos. Essa qualidade de conciliador, de amistoso, foi outra importante herança que o pai deixou para o filho.



E esse menino com nome de anjo e cara de capeta, não é nem uma coisa nem outra. É um hábil negociador que aos 23 anos de idade já mostra ao que veio. Consegue alinhavar relações entre opostos. Transita com desenvoltura em qualquer ambiente e se relaciona com pessoas de interesses inconciliáveis entre si. Enxerga brechas jurídicas que profissionais antigos e tarimbados não conseguem enxergar. Tem olhar e às vezes agressividade de uma águia. Às vezes a ternura de uma criança.





Pois é Gabriel, te vi poucas vezes até nos descobrirmos tio e sobrinho numa relação que foi evoluindo até chegarmos ao que somos hoje como você me nomeou e homenageou no seu convite de formatura; amigos! Entretanto, às vezes me sinto, além de amigo, seu pai. Às vezes me sinto seu filho, às vezes quero lhe proteger, às vezes preciso da sua proteção.



Você é isso e muito mais. O tempo está aí, não para você provar nada. Você não precisa provar nada! O tempo está aí para você avançar com ele e alcançar um lugar que a vida lhe reserva e nós todos, sua mãe, o outro pai com o qual o destino generosamente lhe presenteou, seu irmão, seus parentes os amigos que você já conquistou, entre eles eu, estamos todos aqui para lhe aplaudir, para lhe apoiar. Nós amamos você!


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 2785 vezes


Existe 7 comentários para esta publicação
segunda-feira, 11/3/2013 por José Bastos
Gabriel
Parabéns Gabriel; Tenho certeza que vc será um proficional exemplar, dedicado e competente. Celso parabéns pela bela homenagem; com a nossa convivéncia é claro que me emocionou muito.
domingo, 10/3/2013 por hc-maia
"Belo Quadro Biológico".Faltou a Moldura!
Caro Celso,fico feliz com mais esse tento conquistado pela sua familia, na graduação do Dr.Gabriel.Data venia,o quadro ficaria mais completo,não obstante esteja bem traçado,se houvese uma moldura: Do Bisavô,Delegado disciplinador,Joaquim Mathias.
domingo, 10/3/2013 por Adelson matias
Menino
Menino! Vc vai aonde o pensamente se consome. Kariri, saudade.
sábado, 9/3/2013 por Chrystianne Matias Lopes
Gabriel
Estou emocionada como vc descreve Gabriel, gostaria de ter essa facilidade de emocionar as pessoas escrevendo como vc faz. Parabéns!
sábado, 9/3/2013 por Leuza Dantas
Nem Anjo, Nem Capeta
Caro Celso, Parabéns pela reportagem a respeito de meu Gabrel. Como falei ateriormente, não nasceu de mim,mas, nasceu para mim. O saudoso Jaime Aorim sentiria muito orgulho desse "Menininho", como ele o apelidava.
sábado, 9/3/2013 por FÁBIO BASTOS
GABRIEL
Celso,tive a felicidade de ter o Gabriel como estagiário,por mais de 2 anos,da 19ª Vara Cível. Inteligente,competente,dedicado, dentre outras qualidades.Perdi um estagiário,mas ganhei um amigo/irmão,e a sociedade um profissional singular.Parabéns
quinta-feira, 7/3/2013 por Aparecida Mendes
Gabriel / OAB
Emocionante! chorei. Não sabia da história do Gabriel. O Celso, seu tio, seu tudo como ele mesmo falou. Têm o dom de extrair da alma, os mais puros sentimentos. Com a família e com os amigos. Parabéns GABRIEL!!!
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
As noites no Bar do Alemão
As noites no Bar do Alemão
O que sei sobre o homem que matou Camata
O que sei sobre o homem que matou Camata
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.