Saiba o que fazer (ou não!) na hora de remover os pelinhos indesejados

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

As sobrancelhas podem parecer um detalhe no rosto, mas se elas estiverem em um formato errado podem deixar a expressão triste, séria ou até envelhecer uma pessoa! Segundo o visagista Philip Hallawell, o desenho natural das sobrancelhas é definido pelo formato do osso frontal do rosto de cada um.

Saiba o que fazer (ou não!) na hora de remover os pelinhos indesejados

Elas podem ser retas, curtas, arqueadas, caídas ou longas. Normalmente quem tem olhos amendoados tendem a ter as sobrancelhas naturalmente levantadas, já quem têm os olhos caídos costumam ter o formato de sobrancelha caído também (dando um ar de tristeza aos rostos).

Além disso, as sobrancelhas podem ser finas ou grossas, o que varia de acordo com a quantidade de pelos na região. Nas décadas de 1990 e 2000, as sobrancelhas bem finas e arqueadas eram tendência, mas isso mudou nos últimos anos, as versões mais cheias viraram sucesso. "Mais do que um momento de sobrancelhas grossas, estamos em uma fase de sobrancelhas bem delineadas, bem feitas, com o aspecto de bem cuidada, como se fossem feitas toda semana", revela a visagista Cibelie Trindade, de São Paulo. Se antes as mulheres pecavam por tirar pelos demais, hoje, a moda é preencher a região com maquiagem ou micropigmentação.

Mas as sobrancelhas finas ainda têm vez, o mais importante é identificar o seu desenho natural e formato de olhos e rosto para definir o que fica mais harmônico para você. Com o cabelo bem preso para trás e o rosto limpo analise sua sobrancelha no espelho. Elas dão a impressão de que você está franzindo a testa ou de que seus olhos estão tristes? Ou ainda elas fazem você parecer que está com ar de surpresa ou de seriedade? Se tiver dificuldades para notar essas sutilezas no desenho das sobrancelhas, vá à um designer de sobrancelhas para ajudá-la.

Agora que você já sabe disso tudo, está quase pronta para fazer a sobrancelha. Só falta se prevenir erros comuns do percurso. Veja 12 deslizes na hora de depilar a região (com pinça, linha ou cera) e comece já a evitá-los!

01 Esquecer-se de cortar e pentear antes os pelos

O primeiro passo é pentear os fios e cortar os excessos (com uma pequena tesoura própria para isso). É comum deixar os pelos do começo das sobrancelhas um pouco mais curtos, por isso, penteie essa área para cima, com uma escovinha de sobrancelhas ou até escova de dente nova (que você pode usar só para isso) e corte os fios mais longos. A partir do meio até o fim os fios são penteados para o lado, mas você também pode cortar alguns pelos longos demais nesse trecho.

02. Não traçar limites

Um erro muito comum é pegar a pinça e ir tirando os pelos, sem planejar ou desenhar um limites antes. Depois de cortar e pentear os pelos, o ideal é pegar um lápis branco (usado para maquiagem) e traçar os limites da sobrancelha para não tirar pelos demais, desenhar o formato que você deseja. "A nossa tendência é pensar 'vou limpar só mais um pouquinho' e aí, você acaba com o desenho de sua sobrancelha", conta a consultora de beleza e estilo Debora Apelle.

A ideia é evitar isso traçando limites, como se fosse um molde que você cria observando o seu rosto. O ideal é só limpar e mexer pouco no formato original dela, não tirando nada da região dentro da linha. Não se preocupe se as duas sobrancelhas não parecerem simétricas, você pode corrigir isso com maquiagem.

03. Abrir mão do espelho com lente de aumento

Como enxergar aqueles pelos fininhos que crescem fora do lugar sem esse instrumento de ouro? Se você ainda não tem e depila a sobrancelha em casa, vale investir! Melhor ainda é estar em um local bem iluminado e ir conferindo o resultado com um espelho tradicional.

04. Errar no método de depilação

Linha, mola, cera (quente ou fria) ou pinça? Não tem um método certo, cada mulher pode adaptar-se melhor com um. Normalmente, a pinça é uma ótima ferramenta para depilar a região em casa, já que é mais fácil de controlar o desenho com ela. Mas isso não é uma regra. Muitas mulheres não abrem mão da praticidade da cera ou da linha (foto), especialmente se suas sobrancelhas são grossas.

Se você está insatisfeita com o seu método de depilação da sobrancelha, testar outro pode fazer toda a diferença no visual e na sua autoestima!

05. Criar buracos

Outro erro comum é tirar alguns pelinhos a mais e criar uma falha. Para evitar esse equívoco, vá tirando os pelos um a um ou em um grupo pequeno nas áreas mais delicadas. Mas se mesmo assim isso acontecer, não se apavore! Basta passar uma sombra com pincel para cobrir essas falhas.

"O mais importante é saber escolher a cor certa da sombra. Aplicar uma cor inadequada pode resultar em um visual muito artificial, criando um efeito indesejado. A principal dica é levar em conta a cor dos cabelos. Mas mesmo se seus fios forem bem escuros, evite sombras pretas, elas pesam demais no visual", ensina a maquiadora Neusa Andrade. Você também poderá usar lápis próprios para sobrancelhas.

06. Usar a pinça errada

Pinças cegas podem machucar e tornar o processo muito mais doloroso do que ele realmente é, se a sua estiver velha, pode ser a hora de ser substituída. Além disso, escolher o modelo certo é fundamental. Pinças com as pontas chanfradas são para quem tem experiência de arrancar vários pelos de uma só vez. Se esse não for o seu caso, prefira as pinças com pontas retas ou pontudas.

07. Mudar drasticamente

Transformar sobrancelhas super cheias e retas em fininhas e arqueadas pode ser uma péssima ideia, além de ser uma tarefa para lá de trabalhosa. Lembre-se de que os pelos crescem muito rapidamente e você teria que depilar ou passar a pinça frequentemente, correndo o risco de até machucar a região.

Se suas sobrancelhas são muito finas e isso afeta seu visual ou se você tirou muitos pelinhos há um tempo e, agora, eles nascem com dificuldade, uma boa saída pode ser a micropigmentação. Já se suas sobrancelhas são grossas e cheias (como as da atriz e modelo Cara Delevingne, na foto), manter o look próximo ao natural pode ser mais prático e uma ideia antenada, que está na moda.

08. Arquear demais

Curvar as sobrancelhas ajuda a amendoar e a levantar o olhar, mas se você arquear e afinar demais o desenho, mesmo se sua sobrancelha for bem fininha, o resultado poderá ser desastroso. Sobrancelhas muito arqueadas podem envelhecer ou até criar o efeito de que você está com a expressão de surpresa o tempo todo.

Sem contar que a moda das sobrancelhas super fininhas já passou. "Hoje o que manda é a naturalidade. Nada de sobrancelha fina. Quanto mais natural melhor!", opina Debora Apelle.

09. Não depilar em cima


Muita gente esquece dos pelinhos que ficam na parte de cima das sobrancelhas, focando apenas nos que ficam abaixo delas. Retirar os pelos de cima, limpando bem a área, faz toda a diferença. Por mais finos que esses pelos aparentam, eles criam uma sombra escura na região e podem deixar as feições pesadas.

10. Não arquear sobrancelhas grossas

Por mais que suas sobrancelhas sejam grossas e você queria deixar o visual natural, o melhor é arqueá-las levemente do centro para a ponta, como faz a atriz Maria Casadevall, que evita o formato. Caso contrário, suas feições ficarão muito pesadas e com ar sério.

11. Errar no espaço entre as sobrancelhas

A região logo acima do nariz merece cuidado redobrado. É preciso tirar os pelos da região, mas sem exageros. O ideal é que o começo da sobrancelha acompanhe a profundidade natural que existe nessa região e que dá início ao traçado do nariz.

Um bom truque para quem tem o nariz largo e quer afiná-lo, é deixar as sobrancelhas um pouco mais perto, estreitando a linha frontal do nariz. Quando estiver fazendo isso, certifique-se de não as deixar próximas demais e ficar com ar pesado.

Se suas sobrancelhas estão afastadas demais, elas podem estar curtas e desproporcionais em relação aos seus olhos, o que pode até envelhecer o rosto, em alguns casos. Por isso, sempre fique atenta nessa área!

12. Afinar demais

Não tem nada de errado em manter as sobrancelhas finas se esse é o formato original das suas sobrancelhas. Mesmo que elas não são tendência mais, tudo depende dos traços do seu rosto e da sua personalidade. Uma boa medida para quem gosta das sobrancelhas finas (e tem olhos pequenos) é essa da cantora Taylor Swift, que combina com feições delicadas e cabelos claros, como o dela. Tirar mais pelos do que isso pode prejudicar até o crescimento dos fios futuramente e deixar o visual sem harmonia.


Autor: Byagn/Agpress
Publicação vista 3026 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
7 erros que prejudicam a escova progressiva
7 erros que prejudicam a escova progressiva
Sobrancelhas a moldura dos olhos
Sobrancelhas a moldura dos olhos
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.