O CAMÕES É DE JÕAO UBALDO

domingo, 27 de julho de 2008

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro foi distinguido no sabádo26 com o Prêmio Camões 2008, a mais importante honraria atribuída a autores de língua portuguesa.

O CAMÕES É DE JÕAO UBALDO

É o oitavo brasileiro a ser distinguido com este prêmio. Na edição anterior, ele foi concedido ao psiquiatra português António Lobo Antunes.

João Ubaldo Ribeiro nasceu na ilha de Itaparica, em 23 de Janeiro de 1941 e entre os seus livros estão "Setembro não faz sentido", "Sargento Getúlio", que teve o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em 1972, "Viva o povo brasileiro", "O Sorriso do lagarto" e "A Casa dos Budas Ditosos".

Ele iniciou a vida profissional em 1957como repórter do Jornal da Bahia, e no ano seguinte editou revistas e jornais culturais, tendo dado os primeiros passos na literatura com a participação na antologia Panorama do Conto Baiano, organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, com "Lugar e Circunstância".

O escritor foi também responsável pela adaptação cinematográfica do romance de Jorge Amado "Tieta do Agreste", tendo no papel principal, a atriz Sonia Braga

Instituído em 1988pelos governos português e brasileiro, o Prêmio Camões homenageia, um autor que, pelo conjunto da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Este ano, o vencedor foi escolhido por um júri composto por Maria de Fátima Marinho, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria Lúcia Lepecki, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Marco Lucchesi, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruy Espinheira Filho, escritor, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Meio, poeta e jornalista angolano, e Corsino Fortes, diplomata e presidente da Associação de Escritores de Cabo Verde

O primeiro Prêmio Camões de Literatura destingiu em 1989 o escritor português Miguel Torga. Desde então, foram distinguidos nove autores portugueses, oito brasileiros, um moçambicano e dois angolanos. Não foram ainda premiados, escritores de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau .

João Ubaldo além de embolsar o prêmio de 100 mil Euros, agora faz parte da seleta lista que entre outros, inclui João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José Saramago e Antonio Cândido de Mello e Souza.


Autor: Celso Mathias
Publicação vista 1590 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
Cadaqés; Dalí viveu, pintou e amou aqui
Cadaqés; Dalí viveu, pintou e amou aqui
No filme de Von Trier, outra visão sobre Ninfomaníaca
No filme de Von Trier, outra visão sobre Ninfomaníaca
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.