Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 302
Data:
15/3/2002
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1545092 vezes
» Índice
» Editorial
Pedágio Publicitário
» Paladar
Algumas dicas importantes para charuteiros
» Saúde
Estudo realizado em hospital público de Londres garante que música e artes plásticas curam doenças
» Autos
Cada vez mais independentes, mulheres já formam 11% do público consumidor de picapes no Brasil
» Boca Miuda
Casal 21
» Triangulo
Dentro de trinta dias, em todo o país, o poder começará a trocar de mãos
» Turismo
Conheça o interminável encanto das ilhas da Polinésia, terra favorecida pelos deuses
Boca Miuda

Casal 21  
 
Rosinha Matheus, primeira-dama do Rio de Janeiro, confirmou que será candidata à sucessão do marido, Anthony Garotinho, que é candidato à Presidência da República.  
As pesquisas lhe dão vitória no primeiro turno. Se isso acontecer, e Garotinho se eleger presidente, será a primeira vez na história da República que o marido dirigirá o país e a mulher um Estado.  
Os nove filhos do casal vão perder pai e mãe de uma vez só, para a política.  
 
Pimenta trocada  
 
O mesmo PFL que se arvorou de paladino da moralidade e decretou intervenção no diretório capixaba por causa do alinhamento da antiga direção com o governo, nos momentos de maior tensão política no ano passado, agora está chiando por causa dos ataques, com provas, contra sua queridinha Roseana Sarney. E troca de mal com o PSDB e o governo federal. Pimenta nos olhos dos outros...  
 
Saia justa  
 
Com a verticalização das coligações políticas, definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai ter muita gente esperneando no Espírito Santo.  
Paulo Hartung (PSB) não vai poder dar palanque a José Serra (PSDB), mas sim a Anthony Garotinho, candidato de seu partido.  
Os aliados de Hartung no PPS vão ter que ficar com Ciro Gomes.  
Se quiser dar um palanque a Lula, o PT tem que lançar um candidato a governo, quer Coser queira quer não.  
Para dar palanque a Roseana Sarney, o PFL também vai precisar ter um candidato ao Palácio Anchieta.  
O PSDB, que tem José Serra na candidatura a presidente, não vai poder ficar com Paulo Hartung (PSB), mas inventar um candidato, nem que laranja seja.  
Max Mauro (PTB) vai depender das alianças de seu partido em nível nacional. Pode ter que ficar com o candidato de Fernando Henrique.  
Já o PL de Magno Malta pode ter de apoiar Lula em vez de Garotinho.  
É o samba do crioulo doido.  
 
Militância voluntária  
 
Cresce o número de policiais militares envolvidos com o trabalho comunitário voluntário. Graças a eles, alguns resultados estão aparecendo. Geralmente são praças ou jovens oficiais.  
Os melhores exemplos na Grande Vitória estão no Morro do Quadro e Santo Antônio, na capital, Terra Vermelha, em Vila Velha, e Feu Rosa, na Serra. Nessas comunidades, policiais militares envolvidos com o trabalho voluntário viram ídolos da população.  
 
Lições recentes  
 
Apenas três dos 21 vereadores de Cariacica foram reeleitos, pelas pontas, depois da confusão em que a Câmara se envolveu nos anos de 1999 e 2000.  
Há quem acredite numa renovação na mesma altura na Assembléia Legislativa.  
Entre esses otimistas está o Cabo Elson, da Polícia Militar, que sairá candidato a deputado estadual pelo PDT, afinado com Sérgio Vidigal, prefeito da Serra.  
 
Volta para casa  
 
Candidatos à Assembléia Legislativa, os secretários municipais César Colnago, de Coordenação com a Comunidade, e Luciano Rezende, da Educação, voltam para a Câmara de Vitória até 5 de abril.  
Com a volta deles, os suplentes Pedro Christi e Carlos Coco voltam para casa.  
 
Fim da dúvida  
Acabar mesmo, a dúvida só vai depois de 5 de abril, mas parece cada dia mais evidente que o governador José Ignácio Ferreira (PTN) será candidato à reeleição. Ele mesmo já quebrou o silêncio e admitiu isso publicamente.  
Depois que Fernando Collor (AL), cassado, e Antônio Carlos Magalhães (BA) e Jader Barbalho (PA), ambos senadores que renunciaram para evitar a cassação, são favoritos disparados em seus estados, não será surpresa se José Ignácio, contra quem nada se provou, recuperar-se a ponto de se reeleger.  
 
Mais democracia  
A única cobrança do vereador Eliézer Tavares (PT) na sessão legislativa de prestação de contas do prefeito foi de que haja mais democracia em Vitória, sugerindo os institutos do plebiscito e do referendo popular, previstos no novo Estatuto da Cidade.  
Aproveitando o clima de discussão político-filosófica na Câmara, o folclórico vereador Zezito Maio voltou a provocar o seu colega petista Eliézer Tavares, quando este pediu mais democracia em Vitória:  
“Vamos aproveitar e conclamar a todos para derrubarmos a última ditadura do planeta, a de Fidel Castro, em Cuba”.  
 
Frente Municipalista  
 
Liderados por Aloízio Santos, de Cariacica, Cacá Gonçalves, de Aracruz, e o anfitrião Moacir Carone, pelo menos 50 dos 78 prefeitos capixabas estão sendo esperados neste dia 8 em Anchieta para o lançamento da Frente Municipalista Pró-Espírito Santo.  
O pano de fundo é as eleições deste ano. Os prefeitos querem dar as cartas, como fizeram em 1990 com Albuino Azeredo. Nenhum candidato já declarado foi convidado para o encontro.  
 
Sociedade podre  
Uma visita à Penitenciária Estadual Feminina em Tucum, Cariacica, revela algumas facetas de uma sociedade que está apodrecendo.  
Pelo menos 90% das mulheres ali presas respondem pelo Artigo 12 do Código Penal (tráfico de drogas).  
Aumenta o número de mulheres, principalmente jovens, incursas no Artigo 157 (assalto a mão armada).  
Dois extremos: cresce a quantidade de mulheres bem jovens ou já na terceira idade envolvidas com o tráfico de drogas.  
A tragédia: uma em cada 10 tem o vírus da Aids.  
Em meio ao caos, pelo menos uma boa notícia: há interessantes projetos de recuperação das presas tocados pela direção do presídio em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça e empresas privadas.  
 
Volta de Elcio  
O ex-governador e ex-senador Elcio Alvares encomendou uma pesquisa com vistas a uma eventual candidatura sua ao Senado.  
Com tanta pulverização, tudo pode acontecer.  

  
Rosinha Matheus

Anthony Garotinho

Cacá Gonçalves

Aloízio Santos

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.