Amor de sangue. Incesto?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Antonio é casado com Luísa, mas ama Rita. Ama mas não pode amá-la. Também não pode casar-se ou ter relações sexuais com ela. Rui vive com Odete, mas preferia viver com Cristina, que se casou com Luís. Nesta ciranda de laços afetivos, a marca do sangue impede a concretização das relações, porque Antonio é padrasto de Rita e Rui, sogro de Cristina. É o mais forte tabu: amar um parente como quem ama um desconhecido. Mas há sempre quem desafie a lei e a tradição e tente romper com o interdito social

Amor de sangue. Incesto?



O assunto voltou a estar na ordem do dia quando a atriz Mackenzie Philips, de 49 anos, lançou uma biografia em que assume ter tido relações sexuais consentidas com o seu pai durante cerca de dez anos. Mackenzie é filha de John Philips, um dos fundadores do conjunto Mamas and Papas, celebrizado na década de 60 com as músicas ‘California Dreaming’ ou ‘ Monday, Monday’.

Além do livro, a atriz decidiu falar da sua experiência no programa de Oprah Winfrey, onde assumiu que a relação paternal foi contaminada pela forte dependência de drogas, problema que afetou pai e filha — Mackenzie disse que começou a consumir cocaína aos 11 anos. Disse ainda ter realizado um aborto, pago pelo próprio pai, embora não pudesse garantir de quem era o filho, se de John Philips ou do seu marido. A atriz classificou as relações que manteve com o pai como “incesto consensual”. John Philips morreu em 2001, aos 65 anos, e Mackenzie assume ter confrontado o pai com a relação na época da sua morte. Ele apenas teria respondido: “Queres dizer, fizemos amor?”




Com a divulgação deste caso na mídia, vieram à memória outras situações que ficaram célebres, como o já longo casamento entre Woody Allen e Soon-Yi, filha adotiva do cineasta e da atriz Mia Farrow. Allen e Soon-Yi estão casados desde 1997 e adotaram duas crianças. Mas o processo não foi fácil, tendo Mia Farrow acusado Woody Allen de ter molestado os filhos que tiveram em comum.

O escritor peruano Mário Vargas Llosa casou-se com a sua prima Patrícia e ficou célebre o seu livro “Tia Júlia e o Escrevinhador”, onde aborda as reações à relação. Charles Darwin teve dez filhos com a sua prima Emma. Albert Einstein também optou por casar-se com uma prima, Elsa Loewenthal. Por serem mais banais, os relacionamentos entre primos — embora desaconselhados pelo senso comum devido às suas eventuais consequências genéticas — acabam por não merecer grande rejeição por parte da sociedade. Já os relacionamentos sexuais entre pais e filhas ou de mães com filhos são encarados pela opinião pública, em geral, como uma verdadeira aberração. Também tios com sobrinhas e sogros ou sogras com noras ou genros. Nestes casos, a palavra que denomina a relação é incesto e fica marcada como uma tatuagem em quem ousar ir contra o interdito social. Uma das justificações encontradas pelos sociólogos para uma tão funda rejeição, independentemente da proximidade do parentesco dos envolvidos, remete para a confusão que estes relacionamentos geram no imaginário das pessoas. Por exemplo, um pai que se casasse com a sua filha seria pai ou avô dos descendentes que poderiam surgir desta união?

As próprias definições de parente próximo variam conforme a sociedade em causa. Além dos parentes ligados pelo nascimento, ditos consanguíneos, em alguns casos também podem ser considerados parentes aqueles indivíduos que se unem ao grupo familiar por adoção ou pelo casamento. O problema do incesto tem, portanto, confrontado a sociedade com os seus mais fundos receios, desafiando as leis canônicas e sido motivo de amplos estudos antropológicos, sociológicos e psicanalíticos.

Ficou célebre a interpretação de que o interdito das relações sexuais dentro do mesmo núcleo familiar representaria a passagem do estado natural ou selvagem para o cultural. Os complexos de Édipo e de Electra, embora potencialmente já ultrapassados na prática da psiquiatria contemporânea, continuam a ocupar imenso espaço no imaginário popular. Para não falar do peso do pecado, fortemente sublinhado pela tradição judaico-cristã que moldou as sociedades ocidentais.

O interdito é de tal ordem que está vertido na legislação de muitos países. Alguns por exemplo, impedem e podem mesmo anular um casamento que se realize entre parentes em linha reta (pai e filha, mãe e filho, avó e neto), parentes no segundo grau da linha colateral (irmãos, quer sejam do mesmo pai e mesma mãe, quer sejam só da mesma mãe ou só do mesmo pai) e pessoas com afinidade em linha reta (sogro com nora, sogra com genro, padrasto com enteada, madrasta com enteado), seja esta ligação familiar legítima ou mesmo ilegítima.

Não há, contudo, nenhum impedimento legal ao casamento de um ex-marido com a filha que a ex-mulher venha a ter de um casamento celebrado após o divórcio. Liberdade que não existe se a filha for de um casamento anterior à relação da mãe com o homem em causa. A mesma lei impede, mas não pode anular um casamento que se chegue a realizar entre parentes em terceiro grau na linha colateral. Também não há objeção ao casamento entre cunhados. Nem do padrasto com a viúva do enteado.

A explicação para o impedimento das relações sexuais entre pessoas com vínculos familiares remete para a necessidade de conservação da espécie. Porque está provado que os filhos de parentes consanguíneos apresentam uma maior possibilidade de desenvolverem problemas genéticos.

Mas, normalmente, o lado emocional da discussão prepondera e a argumentação de que nem todas as relações têm como objetivo final a procriação é absolutamente secundarizada. Há, inclusive, uma página na Internet criada por um grupo de pessoas que defendem a possibilidade de se concretizarem relacionamentos sexuais entre parentes — o site http://www.geneticsexualattraction.com/ diz querer ajudar as pessoas que têm laços de consanguinidade, foram separadas à infância e que depois se reencontraram, tendo decidido formar então um casal. Mas os autores deste movimento fazem questão de se demarcar das interpretações estereotipadas, afirmando não ser um site de promoção do incesto, da fantasia, do abuso de crianças, nem pornográfico.

A questão genética é importante, mas todos os casais têm sempre de lidar com uma margem de risco de poderem ter filhos afetados por problemas de origem genética. Nos casais sem laços de consanguinidade, esta margem rondará os 3%, valor que aumenta, dependendo do grau de relação entre os membros do casal. Os primos-irmãos, por exemplo, partilham aproximadamente um oitavo ou 12,5% da sua herança genética. Há estudos, contudo, que desdramatizam esta situação, afirmando que o fator de risco de filhos com problemas resultantes do casamento entre primos em primeiro grau não se afasta muito da média geral, sendo calculado em 4,7%.

Fica evidente, contudo, que razões de ordem eugênica, ética, moral e social contaminam à partida a avaliação destas relações que envolvem emoções, sexo e família, consanguínea ou não. Porque, mesmo em relacionamentos consentidos, caso acabassem por ser banalizados, a família, como representação de virtude no imaginário social, poderia transformar-se num centro de paixões mórbidas e perturbações violentas. E isto, sim, é inaceitável do ponto de vista da coesão dos grupos humanos.


Autor: Celso Mathias/Agpress
Publicação vista 8718 vezes


Existe 0 comentário para esta publicação
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
O que ocorre agora e o que virá após o COVID?
O que ocorre agora e o que virá após o COVID?
A elegância do gesto
A elegância do gesto
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.