Constelação Familiar

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em 26 de agosto, sexta-feira, às 19:00h, Reno Bonzon fará uma palestra sobre Constelação Familiar na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi. Ele é formado em Psicologia Social e Criminologia pela Universidade Paris V (1979). Tem especialização em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais na França, Alemanha e Brasil.

Constelação Familiar

Reno possui ainda formação em Análise Transacional, Prática de dança do giro sufi e prática do eneagrama. Atende em São Paulo, França e Alemanha. A partir agosto de 2011, inicia seu trabalho em Salvador, onde passa a residir, após muitos anos morando em Ubatuba-SP, onde tinha o seu consultório.

Constelação Familiar é um método terapêutico que aborda as famílias e seus padrões de comportamento. Como um grupo social, a família tem uma configuração comum na divisão dos papéis e funções entre os seus membros. Inseridos em uma mesma cultura, diferentes famílias possuem valores e conflitos similares, que passam de geração em geração. Por isso, aqueles que não estão mais presentes no núcleo familiar continuam exercendo influência na vida dos seus membros, mesmo que eles não percebam este fato claramente.

Reconhecer o profundo amor presente nos vínculos familiares é essencial para mudar, crescer e solucionar problemas. A Constelação Familiar proporciona crescimento individual e traz à tona, através de uma vivência profunda, a importância da harmonia familiar na busca de soluções. Logo, esta prática terapêutica é útil em diversas situações, por exemplo: para aquele que sente que está bem, mas não é feliz; não consegue superar uma perda ou luto; não consegue aceitar o cônjuge como ele é; não se sente à vontade no trabalho, mas não entende o porquê.

Existem problemas que são herdados de família, e não se trata de herança genética senão de herança psicológica. São crenças de família, sentimentos familiares que passam de geração em geração muitas vezes sem sequer ser questionados, pois a maioria dos membros da família percebe isso como natural. O grupo inteiro vive entorno dessa crença, dessa ideologia, dessa forma de sentir ou de se posicionar, e não acha isso entranho. Exemplo, agressão familiar, beber, e outras.

Outras vezes percebemos que estes padrões familiares estão se repetindo de geração em geração sem que ninguém possa fazer nada. Exemplo, traições na família, ou molestar sexualmente as crianças da família, dentre tantos outros.

Outro padrão transgeneracional são os segredos de família. Esses se manifestam como comportamentos para os quais não achamos uma explicação, e assim é porque são segredos. Os sentimentos passam, mas que a idéia é mantida em segredo. Exemplo, culpa por algo que nunca fizemos, ou estarmos rodeados sempre pela mesma situação, embora nosso comportamento seja diferente disso.

Outro tema que é abordado pelas Constelações Familiares são as formas de organização familiar, a ordem hierárquica dentro da família. Como exemplo, as vezes os filhos são convocados ao ocupar o lugar dos pais e isto inverte a ordem hierárquica gerando atritos familiares e desconforto a todos.

Quando se resolvem estas questões, por efeito reação em cadeia, todos os membros se beneficiam e o grupo progride como tal. Neste sentido o progresso individual muitas vezes pode se ver comprometido por um problema do grupo ao qual pertencemos. A psicologia Transpessoal e a Sistêmica trabalham diretamente sobre este ponto: o progresso individual sempre está condicionado pelo progresso do grupo. E chama-se grupo: a família como primeiro ao qual pertencemos, mas também pertencemos a um condomínio, a um bairro, a uma cidade, a um país, a um continente, a um planeta... e assim por diante

Através da Constelação Familiar, a dinâmica oculta do sistema da família é revelada, assim como os mecanismos inconscientes do comportamento humano. É um trabalho eficiente para a resolução de emaranhamentos antigos, redirecionando a energia, antes presa, para o amor e a cura. O entendimento do próprio comportamento encaminha para a reconciliação consigo e com o próximo, tornando a vida mais saudável, natural e espontânea.



Autor: Elvira Costa
Publicação vista 2597 vezes


Existe 1 comentário para esta publicação
segunda-feira, 22/8/2011 por Germana Pinto
Bonito trabalho
Bonito trabalho do qual já tive a oportunidade de participar. Descobrir através do amor e da reconciliação o nosso verdadeiro papel na família, beneficiando a todos. Recomendo.
Enviar comentário


Confira na mesma editoria:
O que ocorre agora e o que virá após o COVID?
O que ocorre agora e o que virá após o COVID?
A elegância do gesto
A elegância do gesto
Copyright 2014 ® Todos os Direitos Reservados.